sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Esporte a toda Prova

 


 

A voz feminina amplificada no esporte

Participação das mulheres no futebol extrapola as quatro linhas, como provam as narradoras Elaine Trevisan e Milla Garcia, escaladas para narrar jogos da Copa pelo Flashscore.


Elaine Trevisan (alto) e Milla Garcia narrarão jogos da Copa para o Flashscore.

Copa pelo Flashscore.

 

No país do futebol, levou tempo, mas as mulheres conseguiram. A participação feminina extrapolou as quatro linhas e já é possível vibrar com partidas – inclusive da Copa - nas vozes delas. Elaine Trevisan é representante de uma geração que avança sobre um terreno historicamente loteado pelos homens. No entanto, a narradora descarta o rótulo de desbravadora. “Acho que estamos mais para ocupar um espaço que nos foi cerceado por tanto tempo”, explica. 

 

Elaine tem a companhia de outras mulheres, como Milla Garcia, vencedora do Looking For A Caster, primeiro reality show do SporTV, realizado em 2019. “Os homens ainda prevalecem, mas a nossa luta é muito grande para não deixar a peteca cair. A gente precisa continuar lutando, ocupando esses espaços com qualidade, com estudo, com trabalho”, diz a jornalista, formada pela Universidade Católica do Salvador, na Bahia.

 

Curiosa, Elaine seguiu estudando depois da conclusão do curso de Jornalismo na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na mesma instituição, concluiu o mestrado em Mídia e Tecnologia, com a tese A Mulher no Futebol: dos Gramados à Comunicação. Depois, na Universidade de São Paulo (USP), fez doutorado em Comunicação e Cultura. “A academia está cheia de conhecimento que precisa ser aplicado ao mercado para que haja desenvolvimento para ambas as partes”, ressalta. Ela gosta de aprender sobre diferentes modalidades para narrar jogos além do futebol. A profissional encara a tarefa como uma chance de mergulhar ainda mais no universo esportivo.

 

Sobre a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, Mila acrescenta que, para os homens, o cenário da narração esportiva é muito mais tranquilo, pois eles sempre fizeram isso. “Temos de agarrar essa oportunidade e não deixar escapar nunca mais”, diz a profissional.

 

Mais ou menos o que ocorreu com Elaine, para quem a narração não foi uma escolha, mas um encontro. Ela atuava como repórter e comentarista em transmissões esportivas quando chamou a atenção do narrador Luiz Carlos Fabrini. “Ele falou que minha voz era diferente e que eu deveria narrar”, conta. A sugestão encontrou eco em outro profissional experiente, Deva Pascovicci, que ajudou Elaine a investir no projeto de virar narradora. “Infelizmente, com a tragédia do avião da Chapecoense, perdi um dos meus mentores”, lamenta ao falar sobre a queda do avião do time catarinense na Colômbia, em 2016.

 

Quando questionada sobre ídolos e inspirações, Milla escala um time de grandes vozes masculinas. Porém, reserva lugar de destaque para duas de suas colegas de trabalho na TV. “Gosto da narração da Elaine e da Luciana Mariano, uma pioneira da narração feminina no Brasil. Sem ela, não estaríamos aqui para contar história, porque foi a Luciana quem começou tudo isso”, afirma.

 

Agora é a vez de Elaine Trevisan e Milla Garcia participarem de um movimento de vanguarda. A dupla foi convocada a fazer parte do time de narradores de Flashscore no Brasil. Criado na República Tcheca, o serviço gratuito de resultados acompanha jogos em tempo real com comentários em português. “Representatividade, para mim, também passa pela quantidade, o quanto essa quantidade pode atuar na consolidação da narração feminina e na identificação da mulher como narradora”, diz Elaine.

 

Milla não esconde a euforia pelo início da Copa do Mundo do Catar, que começa em 20 de novembro. “Estou muito feliz de saber que está tão próximo, de poder narrar jogos aqui pelo Flashscore”, comemora. Como a colega, Elaine faz coro em relação à chance de transmitir jogos do Mundial ao vivo no app. “Embora o Catar não favoreça os ideais esportivos de inclusão e diversidade, não podemos deixar de acreditar no esporte, na paixão pelo futebol e o quanto ele pode ser uma ferramenta social importante para o mundo”, afirma.

 

Sobre o Flashscore

A rede Flashscore é líder global em placares ao vivo, estatísticas e outras atualizações esportivas em tempo real. A marca é amplamente reconhecida entre fãs de esportes no Brasil e em 46 outros países, contando, globalmente, com mais de 100 milhões de usuários por mês e mais de 120 milhões de downloads dos nossos aplicativos móveis.

 

O Flashscore cobre cerca de 40 modalidades esportivas e mais de 6.200 competições ao redor do mundo. Além dos placares ao vivo, a plataforma fornece uma ampla variedade de conteúdos esportivos que vão

de comentários em texto e em áudio, análises pré-jogo e pós-jogo, classificações e rankings ao vivo, entre outras, assegurando que cada fã de esportes consiga ter acesso àquilo que mais lhe interessa.

 

O Flashscore Brasil é um dos projetos mais populares dentro da rede Flashscore, sendo amplamente reconhecido pelos fãs brasileiros e visitado por mais de 5 milhões de usuários por mês. Mais de 13 milhões deles já fizeram o download do aplicativo para seus dispositivos móveis.

 


 

 

 


Nenhum comentário: