3) Só de brincadeira (56 p., R$ 39,90), de Leo Cunha e Anna Cunha
Os vinte e cinco poemas desse livro são um elogio às infâncias e à fantasia. Os autores passeiam por brinquedos e brincadeiras que fazem parte da história das crianças brasileiras, as de hoje e as de ontem: amarelinha, varetas, pula-carniça, bola, boneca, dominó, esconde-esconde, bambolê, vaca amarela, videogame…
Os versos e os livros, e também o gesto de arranjar as palavras em poesia, fazem parte desse inventário, que recria a memória com ritmos, melodias, cores e, claro, sons imaginários da alegria de brincar.
Prêmios e destaques
– Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura 2018 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
– Selo Altamente Recomendável 2019 – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)
– Selecionado para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Literário 2018 – Ministério da Educação (MEC)
– Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano, 2019 – Revista Crescer
– Selecionado para o catálogo brasileiro apresentado na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2019, na Itália
O escritor
Leo Cunha nasceu em Bocaiúva, Minas Gerais, em 1966. É doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Escreveu mais de 60 livros, entre literatura infantil e juvenil, crônicas e poesia, e publicou contos e poemas em diversas antologias.
Seus livros receberam prêmios no campo da literatura infantil e juvenil, como João-de-Barro, Jabuti, Nestlé, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Biblioteca Nacional, Adolfo Aizen e Concurso Nacional de Histórias Infantis do Paraná. Traduziu mais de 20 livros de literatura infantil e juvenil, do inglês e do espanhol.
A ilustradora
Anna Cunha nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1985. É graduada em Artes Plásticas pela UEMG e pós-graduada em Ilustração pela Escola de Disseny i Art, da Universitat Autònoma de Barcelona.
Ilustrou dezenas de livros publicados no Brasil e no mundo, com títulos selecionados para o Catálogo de Bolonha e premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Ilustração, e recebeu menção honrosa no Prêmio João-de-Barro, na categoria Livro Ilustrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário