A atriz Betty Faria em Grandes Cenas (Crédito: Divulgação/Curta!)
Cacá Diegues e Betty Faria protagonizam episódio inédito de ‘Grandes Cenas’
O diretor Cacá Diegues e a atriz Betty Faria são os convidados do episódio inédito de “Grandes Cenas”, série exclusiva do canal Curta! que se debruça sobre cenas marcantes do cinema nacional. Juntos, os dois relembram o antológico “Bye Bye Brasil” (1980), considerado por muitos críticos e pesquisadores um dos filmes mais importantes do período.
O longa apresenta três personagens principais: Salomé, Lorde Cigano e Andorinha, artistas mambembes que cruzam o Brasil com a “Caravana Rolidei” e seus espetáculos. O trajeto não foi fictício. Produção e elenco estiveram em diversos cantos remotos, sobretudo do sertão nordestino.
A cena analisada mostra Lorde Cigano, vivido pelo ator José Wilker, um charlatão que se diz telepata e oferece o serviço de adivinhação do futuro. Apesar de ser uma ficção, os “consulentes” apenas recebiam a indicação de um tema, mas tinham liberdade para elaborar suas questões, confissões e pedidos ao “telepata”. Aquele foi um momento de contato com a comovente realidade daquele povo do sertão.
“Ela [a cena] reflete toda a crendice, a ingenuidade e a esperança do povo de ter uma vida melhor. É a crença. (...) É a morte, é o deus, é o misticismo. Só que essa crendice no sertão brasileiro é de cortar o coração”, ressalta Betty Faria.
Dividida em 13 episódios, todos apresentados pelo ator Matheus Nachtergaele, a temporada se dedica a explorar os seguintes filmes, além de “Bye Bye Brasil”: “Que Horas Ela Volta?”; “Bacurau”; “Branco Sai, Preto Fica”; “Benzinho”; “Kbela”; “As Boas Maneiras”; “O Lobo Atrás da Porta”; “Proibido Proibir”; “Castanha”; “Cidade Baixa”; “Um Céu de Estrelas” e “Rasga Coração”.
Dirigida por Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, a série “Grandes Cenas” foi produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também está disponível no Curta!On. A estreia do episódio é na Quarta do Cinema, 5 de outubro, às 23h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário