Setembro de 2022 - O CNN Nosso Mundo faz uma edição especial nesta sexta-feira (09/09) na CNN Brasil às 23h30, com reapresentação no sábado (10/09) às 23h45 e domingo (11/09) às 16h15, para analisar a história e o legado da rainha Elizabeth II, falecida na última quinta-feira (08/09).
Para falar sobre o assunto e analisar os próximos passos da monarquia, Gloria Vanique, Letícia Vidica, Rita Wu e Lia Bock entrevistam o historiador e apresentador da CNN Brasil Leandro Karnal.
"A rainha era uma figura acima dos partidos. As pessoas entendem que era alguém que estava de olho nos interesses das pessoas e não nos interesses de partidos e coligações", disse Karnal.
Elizabeth II foi a monarca que ficou mais tempo no trono britânico (70 anos). Ela se tornou rainha aos 25 anos, com a morte de seu pai, George VI, e ao longo das décadas foi testemunha ativa da História. Coube a ela desenvolver uma relação diplomática importante com presidentes, papas e primeiros-ministros.
Foi responsável pelo surgimento do termo “soft power”, pela forma britânica de influenciar governos, sem fazer uso da força. Com isso, Elizabeth conseguiu preservar a instituição com mais de mil anos de história e de manter a coroa britânica como um dos principais símbolos do Reino Unido no mundo.
Legenda da foto no alto: O historiador Leandro Karnal (CNN Brasil/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário