Dica de filme para o fim de semana .
Lu Plates |
O Conde de Monte Cristo - 2002.
Por Lu Plates
Obra adaptada do romance clássico do autor Alexandre Dumas, o filme O Conde de Monte Cristo, possui duas versões ao cinema, de 1975 e de 2002, sendo essa última a que abordaremos aqui.
A versão de 2002, dirigida por Kevin Reynolds e filmada em grande parte na Ilha de Malta, conta a trajetória de Edmond Dantè, vivido pelo ator Jim Caviezel, um jovem sonhador e inocente, se vê envolvido em atos de traição e injustiça das pessoas à sua volta, especialmente de seu melhor amigo, Fernand Mondego, interpretado por Guy Pearce, que além de destruir sua vida, acaba roubando-lhe sua noiva Mercedes, vivida pela bela Dagmara Dominczyk.
Dante acaba se tornando um preso do Castelo D’If, local conhecido pela “impossibilidade” de se escapar da prisão e pela crueldade com seus presos.
Entretanto, Dante acaba, por acidente, conhecendo o padre Abade, vivido por Richard Harris, outro preso do Castelo D’If, e a partir daí Dante e sua vida mudam completamente.
Movido pelo desejo de vingança por todos aqueles que os colocaram no inferno da prisão, Dante cria um plano de fuga para que possa concretizar sua vingança da forma mais surpreendente aos seus inimigos.
Por que O Conde de Monte Cristo é uma obra cinematográfica tão especial? O filme apresenta muitas vertentes de 4 dos 7 pecados capitais: inveja, ira, luxúria e soberba, dando ênfase ao que a inveja- sentimento humano que menos admitimos sentir -, é capaz de causar tanto no invejoso quanto no invejado.
Jim Caviezel, ator também de outra obra, A Paixão de Cristo, de 2004, dirigido por Mel Gibson, atuou de forma marcante nas duas obras, mostrando muita versatilidade e sensibilidade em suas interpretações, marcando pra sempre seu protagonista Edmond Dantè.
Destacada também é a atuação precisa de Guy Pearce, no papel do invejoso Fernand Mondego. Pearce atuou também em obras de destaque como Amnésia e Los Angeles, Cidade Proibida.
O Diretor Kevin Reynolds, também conhecido por outras obras como Ressureição, de 2016 e Waterworld- Mundo das Águas, também foi co-diretor do premiadíssimo filme, vencedor de 7 Oscar, Dança com Lobos, de 1990.
O Conde de Monte Cristo, está disponível na Plataforma paga, Amazon Prime, e também de forma gratuita no YouTube.
Sobre Luciane Plates.
Luciane Plates é Administradora, Mestre em Educação e Novas Tecnologias, autora dos Livros: Linguagem Cinematográfica e Cinema e Educação, ambos pela Editora Contentus.
O cinema é uma de suas paixões e seu “transporte” para outra dimensão, além de seu outro hobby preferido, onde fala do mundo do vinho no @clubedaluluvinho no Instagram
Nenhum comentário:
Postar um comentário