Dica de filme por,
Lu Plates para o fim de semana:
Cinema |
Tempos Modernos- 1936
Obra idealizada e “orquestrada”por Charles Chaplin, é um clássico mundial reconhecido como um dos grandes trabalhos deixados por Carlitos.
Dirigida, roteirizada e protagonizada por Chaplin, a obra se passa nos Estados Unidos, no período pós depressão de 1930, e retrata a vida do trabalhador (personagem Vagabundo), vivido por Chaplin numa fábrica, e a rotina “robotizada” de seu trabalho.
O personagem Vagabundo se vê cercado por diferentes pressões, como a cobrança desenfreada do patrão e seus supervisores por produtividade, e os desafios sociais para enfrentar a pobreza e a injustiça, que o perseguiam diretamente.
O filme também retrata a chegada da “modernidade” por meio das máquinas e dos sistemas de trabalho e produção, inserindo o trabalhador como uma “peça” diante da nova engrenagem, que eram as modernas e eficientes máquinas.
Nesse cenário, o Vagabundo se mete em inúmeras confusões para se adaptar a essa nova realidade de vida e trabalho, e em uma dessas desventuras, conhece a órfã Ellen, vivida por Paulette Goddard, que o acompanhará no desafio de lutar por dias melhores.
O que torna Tempos Modernos uma obra tão especial? O filme se tornou atemporal, e promove análise e reflexão acerca do papel humano na luta social e contra as injustiças, a capacidade para enfrentar os desafios da vida e a resiliência em seguir em frente, além é claro, da impecável atuação de Chaplin, recheada de momentos hilários de seu “Vagabundo”.
Tempos modernos, está disponível em Plataformas pagas, e também de forma gratuita no YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário