O Emmy Awards, uma das principais premiações da televisão mundial, ocorreu nesta última segunda-feira. O evento, que é um dos mais aguardados por todos, seguido do Oscar, teve estrelas no Red Carpet e premiações em diversos gêneros de séries.
Com os eventos voltando a todo vapor, segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), a expectativa é de que 590 mil eventos sejam realizados até o final deste ano em todo o país. E quando o assunto são eventos presenciais, é muito importante estar preparado para garantir aos participantes a melhor experiência possível.
Os dois últimos anos deixaram explícita a importância dos eventos online – aliás, eles foram a única opção durante a maior parte do tempo nesse período e trouxeram excelentes resultados. Porém, o formato presencial demanda atenção especial a certos aspectos da experiência dos participantes, que diferem de eventos online.
"Os eventos presenciais chegaram com tudo neste ano, por isso, os locais precisam estar preparados e oferecerem a melhor infraestrutura e podemos aprender com os maiores eventos internacionais. Portanto cabe ao organizador garantir uma boa experiência para o participante, o que é essencial uma vez que as expectativas do público passam a ser bastante elevadas", comenta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que simplifica a organização de eventos.
Alguns fatores importantes aumentam as chances dos participantes de eventos terem uma experiência única. Pensando nisso Leandro cita as 4 principais boas práticas para o sucesso de um evento junto ao público.
1. Quantidade de atividades
É preciso pensar para que o conteúdo não se torne exaustivo e isso acabe prejudicando a experiência. Por isso, a dica é distribuir bem as atividades entre dias do evento e adicionar dinâmicas e interatividade na programação, com o objetivo de fazer com que os participantes permaneçam conectados por mais tempo e o evento tenha diferenciais.
Trazendo como exemplo o Emmy, para a premiação não ficar muito densa, categorias técnicas tais como melhor edição de som, melhor coreografia e melhores efeitos especiais receberam seus troféus uma semana antes do evento principal.
2. Acesso ao conteúdo após o evento
Uma das maiores vantagens que o formato de eventos online permite, é o acesso a todo o material e vídeos mesmo após o fim do evento. Essa prática ainda pode existir no formato presencial dessa forma, o inscrito terá a ótima impressão de que aquele conteúdo poderá agregar por mais tempo, extraindo sempre que necessário informações que ele possa utilizar em trabalhos, produções, etc. Além disso, os organizadores podem aumentar o engajamento e visibilidade, vendendo esse conteúdo para quem não participou.
3. Evento híbrido? Sim!
Possibilitar a transmissão de palestras é sem dúvida uma ótima opção e para isso a plataforma utilizada pelos organizadores também costuma ser algo que chama a atenção dos participantes. Quanto mais segura, intuitiva e de fácil acesso, melhor.
Convidar especialistas renomados no nicho do seu evento também acaba trazendo maior credibilidade, popularidade e interesse do público, que muitas vezes se inscreve com essa motivação.
4. Fóruns de discussão e sorteios
Ainda em busca de interatividade, uma estratégia que tem sido bem-sucedida são os fóruns de discussão e a criação de enquetes, excelentes opções para ouvir a audiência. Além disso, recomenda-se a realização de sorteios e a criação de comunidades exclusivas nas redes sociais, que também acabam se tornando fóruns de discussão após o evento
A Even3, por exemplo, possui uma plataforma de eventos capaz de criar com facilidade e de forma intuitiva sorteios para os participantes, onde o organizador poderá escolher qual grupo vai fazer parte do sorteio (inscritos ou credenciados).
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