As vendas para o Lollapalooza 2023 já começaram, e levando em consideração as notícias referentes à aquisição de ingressos falsos, frequentemente relatadas durante a ocorrência destes eventos, sabemos que precisamos tomar cuidado com os golpes na hora de efetuar uma compra de ingressos online. Essa não é uma situação incomum e nem restrita ao universo do entretenimento. Qualquer evento que movimenta público pode entrar na mira de golpistas, que atuam com fraudes e ingressos falsos, trazendo prejuízo para o consumidor e para a cadeia produtiva de eventos.
"Com a crescente reabertura do mercado de eventos, também devemos ver rapidamente a intensificação de golpes relacionados à compra de ingressos", alerta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos.
Pensando nisso, Leandro traz algumas dicas para organizadores de eventos ajudarem a evitar esses golpes e assim proteger seu público. Confira:
Redes sociais podem ser aliadas
As redes sociais são importantes ferramentas para divulgação de eventos e sua comunicação com o público, mas também podem ser usadas para monitorar movimentações suspeitas. “As redes sociais aproximam o organizador do seu público e podem ser grandes aliadas para monitorar o comportamento dos usuários e identificar casos suspeitos de pessoas que estejam divulgando a venda de ingressos com muita constância”, explica Leandro.
Plataforma segura para as vendas
Escolher uma plataforma robusta e confiável para a venda dos ingressos também é essencial. Além de oferecer segurança e agilidade na gestão do evento, isso aumenta a credibilidade perante os participantes. “Boas plataformas ajudam a evitar fraudes, monitorando os ingressos vendidos e realizando uma análise de segurança contra falsificações”, explica o especialista.
Limite quantidade e transferência de titularidade
Ao limitar o número de ingressos que cada pessoa pode comprar, você inibe as má intencionadas que costumam comprar grandes lotes para revender ilegalmente. Outra dica válida é limitar a quantidade de vezes que o comprador pode transferir a titularidade do ingresso ou inscrição do evento para uma única
vez e encerrar essa possibilidade um dia antes do evento.
"É muito comum fraudadores se aproveitarem da correria da véspera do evento para aplicar golpes, inclusive revendendo o mesmo ingresso mais de uma vez ou solicitando reembolso depois de transferir a titularidade. Inclusive, para evitar possíveis problemas e desentendimentos com seu público, uma comunicação clara de sua política de cancelamento e reembolso desde o início é essencial", recomenda Leandro.
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