quinta-feira, 29 de setembro de 2022

 

Coro Acadêmico da Osesp se apresenta na Casa Museu Ema Klabin

Sob regência do maestro Marcos Thadeu, coro e piano interpretam peças de Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Mendelssohn, entre outros. Concerto terá transmissão ao vivo

Coro Acadêmico da Osesp se apresenta na Casa Museu Ema Klabin. Foto: Beatriz de Paula.

No próximo sábado, dia 1º de outubro, às 17h, a Casa Museu Ema Klabin recebe o Coro Acadêmico da Fundação Osesp. Com direção e regência do maestro Marcos Thadeu e participação do pianista Daniel Gonçalves, o concerto apresenta obras do século XIX e XX de compositores como Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Mendelssohn, entre outros. São 100 lugares presenciais e o espetáculo também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin.



No repertório: Hino Acadêmico Tradicional (Gaudeamus igitur); Im Grünen,Op.59 nº 1; Frühzeitiger Frühling, Op.59 nº 2; Abschied vom Walde, Op.59 nº 3; Nachtigall, Op.59 nº 4; Ruhetal, Op.59 nº 5; Jagdlied, Op.59 nº 6 (Felix Mendelssohn Bartholdy); Coisas deste Brasil; Reprovações; Aos mesmos Caramurus; À Gente da Bahia (M. Camargo Guarnieri); Ave Maria e Pater Noster (Heitor Villa-Lobos); Elegia, transcrição de Villa-Lobos, com letra de Louis Gallet (Jules Massenet); Schwanengesang, D 957, arranjo de Villa-Lobos (Franz Schubert); Cussaruim em dois Tempos (José Vieira Brandão); e Congada (Francisco Mignone).

 

Arte-papo

Continuando a parceria com a Fundação Osesp, a Casa Museu Ema Klabin recebe pelo Programa Arte-Papo o violista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e docente da Academia de Música da Osesp Peter Pas e a estudante de viola Flórence Suana para uma conversa sobre as estratégias de ensino, construção de repertório e outros assuntos ligados ao ensino da música. O encontro acontece no dia 29 de setembro, às 18h, no Canal de YouTube do Museu: https://youtu.be/9_rJV2hIRQQ

Exposição ReviraVolta: Tela Ariadne, do pintor rococó francês Jean-Baptiste Greuze (Séc. XVIII), ganha destaque no quarto principal. Foto: Vera Albuquerque.

Exposição ReviraVolta na Casa Museu Ema Klabin

Até dezembro, o público pode visitar a exposição ReviraVolta, com curadoria de Paulo de Freitas Costa, que apresenta obras importantes que nunca foram expostas, além de obras da coleção reposicionadas pelos ambientes da casa museu.


O público poderá conferir duas folhas de pergaminho que revelam a criatividade de um dos maiores falsificadores da história, o Falsificador Espanhol, cuja verdadeira identidade nunca foi revelada. Suas obras estão espalhadas em grandes museus pelo mundo, comercializadas e leiloadas por valores semelhantes aos das obras autênticas. Uma exposição online dedicada ao Falsificador Espanhol em 2021 ainda está disponível no site da Casa Museu, mas agora será possível ver as obras no quarto principal da Casa Museu.


Também estarão expostas a litogravura Fauno Músico N.3, de um dos mais importantes artistas do século XX, o espanhol Pablo Picasso; a gravura As Tábuas de Moisés (séc. XX) da artista Isabel Pons; e as gravuras  Enterrar y Callar e Caridad da série Os Desastres da Guerra (c.1810) de Francisco de Goya. 

O programa Tardes Musicais, o Arte-Papo e a exposição ReviraVolta contam com o patrocínio da Klabin S.A.


Serviço:

Arte-Papo com Peter Pas e Flórence Suana

29 de setembro, às 18h, no Canal de YouTube da Casa Museu


Tardes Musicais: Coro Acadêmico da Fundação Osesp

1º de outubro, às 17h

100 lugares presenciais por ordem de chegada e transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Casa Museu


Exposição ReviraVolta

Até 16 de dezembro de 2022

De quarta a sexta-feira em grupos acompanhados por educador. Finais de semana e feriados, visitas livres. Sempre em quatro horários: 11h, 14h, 15h15 e 16h30.

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa - São Paulo, SP

Entrada franca* 


Nenhum comentário: