Startups trazem inovação e transformam o setor automotivo.
Alan Lewkowicz |
De acordo com o Google, mais de 90% das pessoas iniciam a sua busca pelo seu novo automóvel a partir de pesquisas na internet. Atualmente no Brasil existem diversos portais, também conhecidos como marketplaces, que oferecem diversas ofertas de carros de particulares, concessionárias, e lojistas, para os clientes que desejam adquirir um bem.
O mercado segue aquecido e valorizado, tendo batido recorde no ano passado em unidades comercializadas. E assim como não poderia deixar de ser, o setor acompanha o surgimento e crescimento das novas tecnologias que visam focar nas carências ainda existentes para os potenciais consumidores, que estão cada vez mais exigentes na hora de escolha e tomada de decisão.
Nos últimos anos, surgiram diversas startups do segmento que se destacam na criação de plataformas que permitem ajudar e auxiliar o consumidor na escolha do seu veículo novo ou usado, simplificando o processo e garantindo um melhor negócio de forma mais rápida e tranquila, inclusive para quem pretende vender um automóvel.
O que antes demandava horas do seu dia para levar fisicamente o seu carro até algumas concessionárias, novas empresas passaram a oferecer diversas soluções do mercado para otimizar o processo e tempo gasto.
Hoje, por exemplo, é possível encontrar lojas que vão até a casa do cliente e oferecem o veículo de forma eletrônica, através de um leilão online para centenas de lojistas de uma única vez, tendo a pessoa o direito de aceitar ou não a maior proposta.
A facilidade encontrada é tanta, que startups já desenvolveram formas de avaliar, fazer uma proposta e pagar pelo automóvel em poucos segundos, encurtando a burocracia e sobretudo agilizando todo o trâmite de negociações presenciais observada antes.
A praticidade e segurança oferecidas nos serviços ajudam a resolver cada vez mais antigos desafios e inovações tecnológicas para o setor, que vai muito além da aquisição de um carro.
Os marketplaces, geralmente pertencentes a alguma instituição financeira, por exemplo, passaram a ofertar em sua carteira de serviços, novas formas e modalidades para produtos como financiamento e seguros a esses clientes que estão buscando ou mesmo comprando os seus automóveis.
E dentro dessa transformação digital automotiva, surge recentemente também um novo MetaSearch de Carros, que consolida num único local, todas as ofertas de todos os portais automotivos, que são concorrentes entre si.
O processo visa ajudar o comprador a entender se aquela oferta está numa condição boa financeiramente ou se aquele carro oferece as características e os opcionais que aquela pessoa está interessada, como a eficiência energética e consumo de combustível do selo Inmetro. Sendo essa a primeira startup a explorar a busca pelo automóvel.
A melhora e simplificação da cadeia automotiva, aplicada com processos de inovação e tecnologia, observados nesses novos portais e aplicativos, cada vez mais resultam em experiências otimizadas. Com foco e atuação nas principais dores existentes nos serviços oferecidos hoje aos potenciais clientes, assegura-se relacionamentos personalizados que permitirão economia de tempo e dinheiro na hora da tomada de uma decisão de compra e venda de um veículo.
*Alan Lewkowicz é administrador de empresas (ESPM) e CEO da ComparaCAR. Foi Diretor de Operações do Grupo Aba e sócio conselheiro da Maestro Frotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news