Aos 75 anos, Silvia Goes, a 'mestra' da harmonia, lança álbum sobre as fases da vida
Em sua carreira, ela já gravou e se apresentou com nomes como Heraldo do Monte,
Roberto Sion, Dori Caymmi, Toninho Horta, entre outros
Nas paradas musicais de plataformas digitais e nas rádios, a música instrumental não é das mais ouvidas, também não é comum a realização de espetáculos deste gênero, muito menos com entrada gratuita.
No dia 1º de outubro (sábado), às 20h30, os santistas terão a oportunidade de assistir uma apresentação especial da pianista Silvia Goes que lançará "Um Novo Rumo'', nono álbum de sua carreira, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100).
Produzido a partir de recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac), o trabalho marca a volta da artista após cinco anos sem lançar CD. Neste projeto, a pianista, conhecida como “mestra” da harmonia, reativou seus laços com a música instrumental e criou 12 canções dedicadas às fases da vida.
Essas novas interpretações instrumentais de Silvia Goes, de 75 anos, revelam o interesse por uma sonoridade mais tranquila. ''A proposta foi demonstrar que a emoção de uma música instrumental pode ser percebida não só pelo trabalho técnico, mas também pela sua harmonia, pela forma como ela se expressa em dinâmica'', explica a artista, que já gravou e se apresentou com nomes como Heraldo do Monte, Roberto Sion, Dori Caymmi, Toninho Horta.
A pianista está muito contente em realizar o espetáculo em Santos, onde mora o seu filho Thiago Espirito Santo, fruto de seu relacionamento com o músico Arismar do Espírito Santo."A cidade é por natureza muito acolhedora, tem a simpatia da cidade praiana, o afeto da cidade pequena, enfim pra mim o lugar ideal para mostrar o nascimento de uma obra. Por essas razões acredito muito no acolhimento do santista e de seus agregados.''
Silvia apresenta as doze faixas do disco, acompanhada de um time de músicos de alta qualidade, que participaram das gravações em maio deste ano: Bia Goes (voz), Alejandro Aldana (violino), Bruno Lourensetto (trumpete), Douglas Braga (sax soprano), Luiz Pontes e Rita Pontes responsáveis pelas tigelas de quartzo) e Mauro Tanaka e Dani Alarcon (responsáveis pelo asalato e pelas palmas).
Em 2023, Silvia completa 65 anos de envolvimento com o que a faz realizada em sua plenitude e confessa que foi a música que a escolheu.
Inicialmente, nos primeiros anos de vida artística, época da bossa nova, ela cantava e tocava violão. As teclas vieram aos 20 anos de idade.''Sempre dei um valor enorme à sensibilidade e percepção que os cantores têm. Mas acabei por ter mais oportunidades no piano solo e também em trios. Depois formei bandas de 13, 18 e até 23 músicos.''
Hoje, além de nove CDs, Silvia também escreveu oito livros, entre eles ''O Cérebro Musical'',''A Música no Divã'', ''Ser Músico – Pequeno Manual Prático'' e criou um curso de terapia musical voltado a qualquer pessoa.
"Meu trabalho de terapia envolve a explicação da relação entre o harmonizar e a forma de sentir. Através da forma como a pessoa harmoniza é possível compreender o seu processo interno de sentir.''
Serviço
Show: Silvia Goes lança CD ''Um Novo Rumo''
Local: Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro, Santos)
Dia: 1º de outubro (sábado)
Horário: 20h30
Produção: BR Produções
Entrada franca: retirada de ingressos na bilheteria
Nenhum comentário:
Postar um comentário