quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Conhecimento.

 Com grandes eventos do setor, Curitiba se torna Capital da Educação em agosto

Programa de Lideranças Educacionais, realizado pelo Instituto Casagrande, em Curitiba, no final de 2019.
Créditos: divulgação/Instituto Casagrande



Nomes como Leandro Karnal, Luiza Helena Trajano e Renato Janine desembarcam na capital paranaense para discutir presente e futuro do ensino público e privado

Pelo menos dois eventos educacionais de grande porte chegam a Curitiba em agosto para falar sobre os desafios do setor com grandes nomes da educação, cultura, política e administração. Nos dias 18 e 19, o “Dia Positivo” recebe Leandro Karnal e outros nomes para debater temas como a relação família-escola e o novo mundo do trabalho, no Museu Oscar Niemeyer (MON) e no Colégio Positivo - Jardim Ambiental. No fim do mês, a partir de 31 de agosto, é a vez do “III Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação”, promovido pelo Instituto Casagrande, trazer à cidade nomes como Luiza Helena Trajano, Cristovam Buarque, Walcyr Carrasco, Cláudia Costin e Gabriel Chalita no maior congresso de educação do país. 


Para o presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande, falar sobre “Um Novo Tempo na Educação” é uma forma de reunir professores, gestores e educadores de instituições públicas e privadas em nome de um bem comum. “Há muitas oportunidades para desenvolvermos ainda mais a educação brasileira. E este é o momento ideal para falarmos sobre elas, porque estamos vindo de um período muito desafiador, cujas lições ainda estamos processando”, afirma. O congresso do Instituto Casagrande será realizado nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, no Shopping Novo Batel, e a expectativa é receber mais de 100 mil pessoas, tanto no evento presencial quanto no on-line. Casagrande ressalta que a escolha por Curitiba foi natural, visto que a cidade tem um amplo histórico de empresas e iniciativas inovadoras ligadas à educação. 

Nessa perspectiva, Fernando Shayer, CEO e cofundador da Cloe, um dos principais apoiadores institucionais do evento, acredita que a revolução digital é uma grande oportunidade para a educação. “Assim como todas as outras atividades humanas, a educação básica está sendo muito impactada pela revolução digital. Para democratizar o acesso a uma educação de alta qualidade num país continental como o Brasil, não há aliado melhor do que a tecnologia. Cabe à escola se adaptar a esse novo cenário e oferecer uma metodologia que atenda às demandas de aprendizado dessa nova geração de crianças e jovens nativos digitais”, defende o executivo. 

Organizado pelo Sistema Positivo de Ensino, o “Dia Positivo” já é uma tradição e volta a ser presencial em 2022, após duas edições on-line. A diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Milena Fiuza, destaca que os temas propostos no encontro são fruto de uma escuta ativa das dores enfrentadas por escolas e educadores. “Estamos falando muito sobre o futuro da educação, o que é fundamental. Mas queremos debater, também, o presente, nossos desafios e possibilidades neste pós-pandemia, as potencialidades da escola na construção desse futuro. É um despertar para o hoje”, afirma. Depois de Curitiba, o evento segue para outras quatro capitais brasileiras em versões pocket

2022 ainda é um ano de avaliação das realidades enfrentadas pelo ensino brasileiro ao longo dos dois anos anteriores. Ao mesmo tempo, é o momento de começar a entender os anseios dos estudantes e de que forma a escola pode se organizar para lidar com essas expectativas. “Essa é uma geração que precisará encarar grandes mudanças no mundo do trabalho, com novas profissões e novas habilidades exigidas pelas empresas. Família, escola e educadores precisam estar afinados para tranquilizar as crianças e orientá-las da melhor forma possível, não apenas para a vida adulta, mas para o mundo como ele é hoje”, diz Milena. 

Casagrande também lembra que a estruturação de uma educação ainda mais forte em todas as instâncias passa pelo diálogo. “É fundamental haver essa troca de experiências entre o setor público e o privado e entre diferentes áreas do conhecimento. Um ensino transformador só pode ser alcançado se a sociedade toda trabalhar em conjunto.” 

Serviço 

III Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação 

Quando: 31 de agosto, 1º e 2 de setembro de 2022 

Onde: Shopping Novo Batel - R. Cel. Dulcídio, 517 - Batel, Curitiba-PR 

Inscrições pelo site https://conteudo.institutocasagrande.com/iii-congresso-internacional-um-novo-tempo-na-educacao 

Credenciamento de imprensa: Central Press Brazil (41) 99273-8999 | (41) 3026-2610 | carolw@centralpress.com.br 

 

Dia Positivo 

Quando: 18 e 19 de agosto 

Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON) e Colégio Positivo Jardim Ambiental, Curitiba-PR 

Inscrições encerradas 












.

Nenhum comentário: