segunda-feira, 11 de julho de 2022

 

Jornalista Ilze Scamparini discute turismo de retorno ligado à ancestralidade italiana no estande do FamilySearch na Bienal

Atrações dinâmicas no estande do FamilySearch


Para ajudar os visitantes a acessarem suas árvores genealógicas, criarem uma conta gratuita e terem acesso a documentos e arquivos históricos, os consultores do FamilySearch estão espalhados por todo o estande. Computadores e impressoras estão disponíveis para pesquisa de documentos, montagem e impressão de árvores genealógica, inclusive em versões artísticas, tudo gratuitamente.



Roda de conversa faz parte das novidades trazidas pelo FamilySearch à 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e inclui palestras sobre ancestralidade, genealogia, processos de cidadania

O turismo de retorno: A Itália que olha agora para seus descendentes é o tema de um curioso bate-papo entre os jornalistas Ilze Scamparini (Globo) e Diogo Mezzogiorno (correspondente do canal TG24 e da Rai Itália) que ocorreu neste sábado último dia 09 de junho, durante o penúltimo dia da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A dupla debaterá a curiosa iniciativa do governo da Itália em receber e abrigar descendentes italianos, oferecendo políticas públicas de acolhimento, o que resulta no retorno seguro às origens.


Conhecida figura no quadro de jornalistas da TV Globo, Ilze Scamparini é filha de imigrantes italianos e há anos trabalha como correspondente na Itália, sendo a principal voz na cobertura da Europa e do Vaticano. Sua experiência na televisão a levou a coletar experiências de outros ítalo-descendentes. O retorno dos descendentes para a terra natal está criando um fluxo migratório reverso, que inclui muitos brasileiros. Ilze Scamparini contará algumas dessas experiências.


Esta é a primeira vez que o FamilySearch participa da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o maior palco de encontro das principais editoras. Como a Bienal do Livro este ano presta homenagem a Portugal, FamilySearch também preparou um conteúdo especial sobre a história migratória portuguesaProcessos de cidadania, acesso a acervos lusitanos e a origem de sobrenomes fazem parte das atrações e temas das palestras do estande do FamilySearch.

Nenhum comentário: