CNN VIAGEM E GASTRONOMIA
Japão em São Paulo: Saberes e Sabores
Sábado, 02/07, às 21h
A força da cultura japonesa na cena paulistana é tão intensa que mereceu dose dupla no programa. A apresentadora Daniela Filomeno estendeu o passeio e transformou o Japão em São Paulo em dois episódios. Nesta segunda parte, a atração vai até a Japan House, um centro cultural do Japão em plena Avenida Paulista. Além de São Paulo, a Japan House tem sedes em Londres e em Los Angeles. Daniela visita as exposições e chama atenção para a fachada do local: são madeiras de templos japoneses, trazidas do Japão e duram até 200 anos, uma verdadeira obra de arte na selva de pedra.
O tour gastronômico prossegue, com Daniela visitando vasto cardápio de opções da culinária japonesa, dos tradicionais isakaya aos chefs estrelados, com direito até ao rámen na cidade, passando pelos restaurantes Isakaya Kuroda, Jun Sakamoto, Tonkotsu Barikote e JOJO Ramén.
Com o badalado Celso Kamura, Daniela bate um papo à mesa do Sushi Lika, numa conversa que fala do trabalho e também da vida do cabeleireiro.
Desbravando a vida noturna, etílica e social da cultura japonesa, há uma uma degustação de sakê, na adega do Sakê, e uma degustação de cervejas artesanais produzidas por três mulheres com ascendência japonesa.
Diversão em japonês também tem nome: Karaokê. Para encerrar a série do Japão em São Paulo e contemplar essa prática japonesa, Dani convida o chef Tsuyoshi Murakami para falar de gastronomia, novos projetos e, claro, com música e risadas.
JORNADAS CULINÁRIAS
San Miguel de Allende e Ishinomaki : segredos dos chefs do México ao Japão
Sábado – 02/07, às 21h45
O renascimento e a celebração da vida são os temas que unem as histórias dos dois chefs protagonistas deste Jornadas Culinárias. O ponto de partida é o México do “Día de los Muertos” (foto de abertura do release), a celebração de Finados que, ali, não tem nada de triste. O chef Enrique Olvera, dono do restaurante Pujol, que figura entre os melhores do mundo, vai mergulhar no universo colorido e delicioso que toma conta do país desta data.
Para isso, ele deixa a Cidade do México, com sua agitação e suas comidas de rua, para mergulhar nas tradições da pequenina San Miguel Allende, a cerca de 300 km de distância. Lá, ele vai conhecer os segredos do preparo de uma iguaria que aparece como oferenda durante a festa. É o “pão de morto”, que pode ter formato de caveira, ossos ou corpos. Falando assim, até parece mórbido, mas basta ver esses pãezinhos cobertos de açúcar para se convencer do contrário. E, claro, nestas comemorações não poderiam faltar tamales e o mole, um molho típico mexicano de mil combinações e sabor complexo, que leva de pimentas a chocolate.
Enquanto no México as ruas são tomadas por bandas de mariachis; no Japão, a jornada de renascimento passa por uma tragédia: o tsunami que atingiu o país em 2011. O destino é Ishinomaki e esta é uma jornada sem volta. O chef Masateru Imamura, nascido nos arredores de Tóquio, e tendo trabalhado na metrópole japonesa, largou tudo para trabalhar temporariamente como voluntário ajudando as vítimas da tragédia. E o que era pra ser provisório, virou definitivo. Ishinomaki, a cidade mais atingida pelo tsunami, virou seu lar. Ali ele montou seu restaurante e, com esse trabalho, tem ajudado a reerguer a cidade, comprando de fornecedores locais e tentando impulsionar o turismo na região.
É Imamura quem guia pelas tradições de Ishinomaki, através do mercado de peixes, agora reconstruído, e por meio de viagens em barcos de pesca que contam quase tudo sobre a cultura gastronômica dali. E, como frescor é condição primordial por ali, os pescadores inventaram uma técnica para drenar o sangue do corpo do peixe de maneira a mantê-lo vivo por mais tempo até a chegada à terra firme. Vamos conhecer também a aldeia que era formada por apenas nove casas e onde, depois do tsunami, só restaram duas. Como eles têm feito para recuperar a região através do resgate de tradições culinárias? É o que o chef Imamura vai descobrir.
EM ALTA CNN
Minions e outras criaturas invadem o estúdio
Sábado – 02/07, às 22h30
Os Minions invadem o Em Alta CNN desta semana, na esteira da chegada de “Minions 2: A Origem do Gru” às salas de cinema.
Pegando carona na estreia, os apresentadores Mari Palma e Phelipe Siani trazem dicas com criaturinhas que amamos, como os próprios Minions, os Oompa-loompas de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e Baymax!, o robô inflável de Operação Big Hero que acaba de ganhar uma série solo na Disney+.
Na entrevista da semana, Mari e Phelipe conversam com a atriz Maria Clara Gueiros. Ela fala sobre o seu trabalho em dublagem e sobre uma nova série da HBO Max que está em fase de pós-produção. O bate-papo está muito engraçado e alto-astral.
Aproveitando a entrada no período de férias escolares, o Em Alta também traz dicas para maratonar em um mês, como o reality show “Criadores de Diversão”, da Netflix. A série acompanha o carpinteiro Jimmy Di Resta e o desafio de construir as invenções mais absurdas possíveis criadas por crianças.
Também chegam ao Disney+ as séries com personagens da Marvel produzidas originalmente pela Netflix. São elas: "Demolidor", "Luke Cage", "Jessica Jones", "Punho de Ferro", "O Justiceiro" e "Defensores". Agora, todas as produções Marvel estão reunidas em um só lugar.
O público também participa pela hashtag #EmAltaCNN, no perfil oficial da CNN Brasil Soft no Instagram e pelo número de WhatsApp (11) 99169-5086.
UNIVERSO KARNAL
E você, tem medo de quê?
Sábado 02/07, às 23h
Individual ou coletivo, o medo é uma das emoções mais antigas e poderosas. Seja para o bem ou para o mal da humanidade. Afinal, existe medo saudável?
Neste episódio, Leandro Karnal investiga as origens desta emoção.
Quando o medo é usado como mecanismo de manipulação? Quais são os nossos medos contemporâneos?
O professor enfrenta algumas faces do sentimento. Participa do treinamento do Esquadrão de Bombas da Polícia Militar de São Paulo, para saber como os policiais lidam com o medo e estresse em um trabalho onde correm risco de morte a cada operação. Também neste episódio, a cantora Luiza Possi fala sobre a fobia que tem de pombos.
Ajudam a compreender as dimensões destas emoções os especialistas Mario Eduardo Costa Pereira, professor de psicopatologia na Unicamp e Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Teoria Literária Comparada pela USP que apresenta o medo como um dos instrumentos de dominação do livro “1984”, escrito por George Orwell.
CNN NOSSO MUNDO
Aborto: o que diz a lei no Brasil e os debates em torno do tema pelo mundo
Sábado, 02/07, às 23h45
Se há um consenso sobre o tema é que ele não é simples e o assunto ganhou destaque na última semana tanto no Brasil como nos Estados Unidos com acontecimentos que envolvem, respectivamente, um drama individual e uma decisão histórica.
Por aqui, houve o caso de uma menina de 11 anos de Santa Catarina que foi induzida durante audiência com uma juíza a manter a gravidez por mais algumas semanas. Em seguida, ela foi conduzida e mantida em um abrigo para que a família não a levasse para interromper a gravidez.
Nos EUA, a Suprema Corte acaba de decidir que o aborto não é mais um direito constitucional naquele país, o que altera definitivamente a vida das mulheres em diversos estados norte-americanos.
Ambos os acontecimentos serão abordados durante o programa, que traz uma entrevista esclarecedora com a antropóloga e professora da UnB Debora Diniz, fala diretamente de Nova York, onde mora. Uma das maiores autoridades no mundo, ela fala sobre o assunto do alto de sua experiência com a Anis — Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, organização não governamental de pesquisa e ação política em temas difíceis, tais como aborto, presídios e sexualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário