Ladies Ensemble, Arnaldo Cohen e Priscila Bomfim encantam público curitibano.
A parceria entre a Orquestra Ladies Ensemble e o Solar do Rosário foi responsável, no último fim de semana, por alguns dos momentos mais sublimes da cultura em Curitiba neste ano. Os concertos “Ladies convidam Arnaldo Cohen” trouxeram à cidade e, particularmente à orquestra, muito mais do que um dos mais respeitados pianistas da atualidade.
Ao longo de uma semana de preparação, Arnaldo Cohen ensaiou diariamente com as Ladies. “A experiência de tê-lo no palco com a orquestra foi enriquecedora em todos os sentidos: musical, técnico, humano. Ele é um artista muito generoso, divide o conhecimento sem problema nenhum, conversa com todos com a mesma seriedade e generosidade. Foi uma experiência única para a orquestra”, conta Fabiola Bach Akel, fundadora, diretora artística e musical da Ladies Ensemble.
Uma semana intensa, de muito trabalho para todos e que culminou em dois concertos primorosos, sob a regência da talentosíssima Priscila Bomfim, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, outra convidada das Ladies que encantou o público. “Eu vejo esse concerto com o Cohen e a Priscila como degraus que a orquestra subiu, eles nos enriqueceram com muito talento e conhecimento”, diz Fabiola. Além de Priscila e Cohen, mais 15 musicistas convidadas, todas mulheres, vieram do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia para os concertos.
Para Cohen, tocar com a primeira orquestra do Brasil formada exclusivamente por mulheres foi uma forma de contribuir com o protagonismo feminino, especialmente na área de música clássica, ainda com poucos espaços de destaque para elas. “Um projeto como Ladies Ensemble nos convida a assumir um compromisso com essa mudança, tão justa e necessária”.
Para o público, foi uma oportunidade. “Cada vez que venho num concerto com este padrão é como se eu tivesse recarregado minhas baterias no nível máximo, como se eu pudesse ficar um mês sem dormir, tamanho o êxtase que acontece”, disse o professor de piano e aluno do doutorado de Música da Universidade Federal do Paraná Wilson Dittrich Filho, logo após a apresentação de sábado. “Acompanho a carreira do Cohen desde sempre, é algo artística e conceitualmente superior em todos os níveis. Toda obra que ele toca ao piano sai com extrema perfeição”, completou.
Wilson também assistiu à masterclass que Arnaldo, Ladies Ensemble e Solar do Rosário proporcionaram aos músicos da cidade na semana dos espetáculos. Toda essa efervescência aconteceu no Auditório Regina Casillo. “Esse auditório que meu pai deu para minha mãe na verdade é um presente para a cidade”, disse, emocionada, Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar. “Essa parceria com a Ladies Ensemble nos orgulha, para nós é uma honra tê-las tocando aqui”.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” é anual e traz todos os meses um concerto diferente, trazendo para o público de Curitiba um trabalho musical e cultural muito rico, com muita seriedade. O concerto com Arnaldo Cohen foi o reflexo desse compromisso com a música clássica de qualidade.
Os próximos espetáculos do programa serão:
12 e 13 de agosto (sexta às 20h; sábado às 17h): Concerto Sinfônico Étnico
23 e 24 de setembro (sexta às 20h; sábado às 17h): Concerto Sinfônico baseado nas obras de Shakespeare
28 e 29 de outubro (sexta às 20h; sábado às 17h): Concerto Sinfônico Gala Lírica
27 e 28 de novembro (sexta às 20h; sábado às 17h): Concerto Sinfônico em memória das vítimas do Holodomor
20 e 21 de dezembro (terça e quarta às 20h): Concerto Sinfônico de Natal
Crédito das fotos: Marcelo Elias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news