Livro homenageia série de TV “Jeannie é um Gênio”
“Se o papel do audiovisual também é gerar memórias, o livro de Luciana Costa organiza as lembranças de toda uma geração e possibilita a outras revisitar a origem de inúmeras referências reproduzidas até hoje, como o figurino de Barbara Eden ao interpretar a protagonista da série de TV ‘Jeannie é um Gênio’, lançada em 1965”. A opinião é de Nívea Faso, doutora em Arte e Cultura pela UERJ – PDSE UAlg/PT, referindo-se ao livro “Um Amor de Gênio” (Curitiba: Estrada de Papel, 2021), com arte de capa do artista britânico Pete Wallbank.
Este livro “se apresenta ao grande público não apenas como opção de leitura para os fãs da série, mas também como fonte de pesquisa. Como um guia prático, permite a busca direta e objetiva das referências, tornando-se essencial para os estudiosos da história do audiovisual e da história social no período”, prossegue Nívea Faso.
Para a jornalista de “O Globo” e também escritora Patricia Kogut, “Jeannie atendia a todos os desejos do Major Nelson. ‘Sim, amo’, era a sua resposta sempre que ele se dirigia a ela com um pedido. Mas, ao contrário dessa aparente submissão, a personagem era uma moça livre”. A personagem era “multifacetada” e “cativou gerações com essas suas múltiplas dimensões. Não à toa, inspirou este livro de Luciana Costa, que cresceu admirando a série e agora reflete sobre ela com paixão. A mesma paixão que vem encantando adolescentes e adultos há décadas”, destacou Patricia Kogut.
Autora de “Um Amor de Gênio”, a jornalista Luciana Costa é crítica de cinema, membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) e da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). Integrou os júris do Festival do Rio 2018, Anima Mundi 2019, Mar Del Plata 2019, Rio Fantastik 2019 e Roterdão 2020. Assistente de curadoria da mostra Marilyn Monroe – A Maior Estrela de Hollywood e Steve McQueen – The King of Cool. Criadora e redatora-chefe do site Cinematizando. Seus textos foram publicados em várias revistas e catálogos de mostras de cinema, como Melhores do Ano da ACCRJ 2018; Melhores do Ano da ACCRJ 2019; Alusões Homoeróticas do Cinema Clássico; Stephen King – O Medo É Seu Melhor Companheiro; Franco Zeffirelli – Amor, Tragédia e Religião no Cinema; Paul Newman – Belo e Indomável; e Melhores do Ano da ACCRJ 2020.
“Jeannie é um Gênio” foi “uma fábrica de astros”, segundo palavras da autora do livro. Sua frase “resume com precisão o que representou esta série da NBC TV que consagrou a atriz Barbara Eden, os atores Larry Hagman, Bill Daily e Hayden Rorke, e o escritor Sidney Sheldon, que escreveu os roteiros de todos os episódios. Trata-se de “obra de referência para quem aprecia boas histórias contadas com inteligência, humor e elegância”, opina Saulo Adami, editor da Estrada de Papel.
“Um Amor de Gênio”
Autora: Luciana Costa
Preço: R$ 30,00
Editora: Estrada de Papel
1ª edição – 2021
128 páginas
Formato: 14 x 21 cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário