domingo, 24 de abril de 2022

Literatura Atual

 


*

Saúde mental dos jornalistas inspira livro-reportagem.



“Reporta-me” promove o debate sobre os desafios psicológicos dos jornalistas com relatos de personagens como Daniela Arbex, Mauri König e Felippe Aníbal.

“Você será jornalista em tempos difíceis”. Foi com essa constatação que Madu Antunes começou a escrita do seu livro de estreia, “Reporta-me”. Publicado pela editora Brazil Publishing, em 2021, o volume traz 12 histórias reais que contam sobre os desafios psicológicos que os jornalistas enfrentam. Com relatos em primeira mão, profissionais como Daniela Arbex e Mauri König revelam os bastidores jornalísticos de maneira crua, surpreendente e comovente.
 
“Eu realmente não fazia ideia do que estava por vir”, confidencia Madu Antunes. “O processo de escrita em si foi um grande desafio psicológico. Muito por conta da pandemia, mas também por minha própria história e pelo contexto político que se desenrolava no país”, confessa. O livro foi concebido logo após as eleições de 2018 e escrito durante o auge da pandemia de Covid-19.

Esse pano de fundo político, inclusive, é algo que permeia todas as histórias. Esse “personagem” está presente na vida e profissão de jornalistas renomados e iniciantes. Desde nomes conhecidos, que viraram personagens no livro, até os que preferiram manter-se anônimos.

A obra aborda temas como dilemas familiares e éticos, pressão, racismo, esgotamento mental, perseguição e adicção, buscando desmistificar a imagem do jornalista infalível. Principalmente para os próprios profissionais. “Já passamos da era onde estávamos em um pedestal. Hoje, sob os holofotes, é importante que tenhamos autocrítica para combater o ego e a síndrome do super-homem, apesar de ser dolorido”, explica a autora.

“Reporta-me” é um livro que faz jus ao seu título e ressalta em todas as suas 130 páginas a importância de se falar sobre a saúde mental. A jornalista-autora pontua, em 12 histórias reais, o quanto a idealização da profissão e do profissional é perniciosa. “Os estudantes de jornalismo devem ser capazes de enxergar o indivíduo que existe dentro do jornalista. Por incrível que pareça, esse olhar acaba nos fazendo admirar mais as lutas e os bastidores da vida dos mais experientes”, analisa ela.

Por fim, o livro pretende ser um fôlego novo em uma realidade profissional tão criticada, por vezes injusta, mas em muitas oportunidades de forma certeira. “Ao contrário do que se pensa, olhar para si não significa perder a objetividade. Quando fazemos esse exercício, tudo flui melhor para falar sobre o outro”, conclui.

Crowdfunding

O livro, que foi publicado pela editora Brazil Publishing, encontra-se em processo de financiamento coletivo pelo portal “Benfeitoria”. O valor levantado, conforme as metas alcançadas, será destinado para custear a editoração e o evento de lançamento, que ainda não tem data definida. A arrecadação vai até 26/5 e todo o valor excedente será revertido em exemplares doados para universidades e instituições relacionadas ao jornalismo para promover o debate sobre a saúde mental na profissão. Os interessados podem acessar a página do projeto pelo link: https://benfeitoria.com/projeto/reportame


Serviço:

Livro “Reporta-me: livro-reportagem sobre os desafios psicológicos dos jornalistas"
Autora: Madu Antunes
Editora: Brazil Publishing
Páginas: 130
Prefácio: Mauri König
Posfácio: Estelita Hass Carazzai
Considerações: Roberto Geremias (SindiJor)
Crowdfunding: Benfeitoria

Nenhum comentário: