sexta-feira, 1 de abril de 2022

 Dia do Trabalho: profissionais que não folgam no feriado

  


 

Dia 1º de maio é o Dia do Trabalho, uma data para lembrar as conquistas dos trabalhadores e, para muitos, um feriado para descansar. Mas há muitos profissionais que atuam nos bastidores e que, dificilmente, folgam quando grande parte da população está descansando. Isso acontece, por exemplo, na hotelaria. Conversamos com alguns profissionais dos Hotéis Deville, em diversas cidades do Brasil, para saber como é trabalhar enquanto a maioria está relaxando.

 

Ednilson Victor da Silva, do Deville Prime Cuiabá, atua como segurança patrimonial há 27 anos. Para ele, trabalhar nos dias em que muitos estão de folga é um desafio, “mas como é a escolha, faz parte, e faço com gosto. O mais difícil é não estar presente em datas comemorativas com a família”.

 

            Há 11 anos atuando na área de manutenção, Enok Darweys Silva Taveira, do Deville Prime Campo Grande, já acha normal trabalhar em feriados ou finais de semana: “Somente às vezes, quando tem um churrasco ou alguma data mais especial que a família se reúne, que sinto mais por trabalhar em dias incomuns”.

 

            E para as pessoas confraternizarem e aproveitarem uma boa gastronomia nas horas de folga, quem está sempre na cozinha do Deville Curitiba Batel é Iolanda Carneiro Rodrigues. Há 18 anos atuando na confeitaria e cozinha, ela já acha natural trabalhar enquanto os outros se divertem: “Para mim já está tão comum, que não vejo muita diferença, é muito tempo já habituada com a escala”. E para isso, é importante estar sempre com um sorriso no rosto: “Acho que trabalhar dessa forma significa ser feliz e ter satisfação no que você faz. O ambiente fica mais leve, para a equipe e para os hóspedes”.

 

Joseana Martins Kwiatkowskyj também lida diretamente com o público. Garçonete do Deville Business Maringá, ela ressalta que nos feriados é preciso ficar ainda mais focada em tudo que está fazendo para evitar erros. “Mas a parte mais difícil é ficar longe da família”.

 

A mesma percepção tem Djair Nascimento Prestes, assistente de Atendimento ao Cliente do Deville Prime Porto Alegre. “São dias em que preciso estar muito mais atento, pois terei um maior volume de atendimentos devido à folga do meu colega, mas entendo que faça parte do funcionamento da empresa. É uma situação comum no ramo hoteleiro”, diz.

 

            E para as crianças se divertirem nos momentos de folga, quem está trabalhando é Marcos Rogerio da Silva Bomfim, recreador no Deville Prime Salvador. Na profissão há mais de 8 anos, para ele, a pior parte é não passar os feriados com a família: “Mas quando temos um objetivo na vida e nos permitimos fazer o melhor pela empresa, encaro esses dias como dias comuns e aproveito a minha folga para curtir com eles. O indispensável é proporcionar aos meus hóspedes e à criançada aquela alegria que estão esperando de mim como recreador e tento fazer isso da melhor formar possível. Agradando aos filhos, os papais saem com uma boa impressão do hotel e com o gosto de querer voltar mais vezes”.

 

            Quem vê vantagem em trabalhar os feriados ou finais de semana é Luana Teixeira dos Santos, camareira do Marriott São Paulo Airport há 4 meses: “Acaba sendo mais tranquilo para mim, pois as ruas estão vazias, o trânsito está fluindo e gosto de trabalhar aos finais de semana por conta da tranquilidade. O sábado e domingo fazem parte, como os outros dias, dos dias úteis. E é bom folgar quando todos estão trabalhando. Sei que nem sempre conseguirei estar 100% do tempo no trabalho e nem com a família. Então, sempre me programo e tudo dá certo”.

 acessadas no site www.deville.com.br

Sobre os Hotéis Deville

 

A Rede de Hotéis Deville começou sua história em 1974, na cidade de Curitiba, e desde então, a rede cresce e se consolida como um dos principais grupos hoteleiros do país, sendo proprietária e administradora dos respectivos hotéis.

Presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia, atualmente a marca investe e opera 9 hotéis em território nacional. Formada pelas bandeiras Deville Prime, Deville Business, Deville Express e a franquia Marriott São Paulo Airport, a rede Deville conta com aproximadamente 1.600 acomodações e mais de 800 funcionários.


Nenhum comentário: