Conheça o passo a passo para ser dono de um McDonald’s
As franquias são um modelo de negócio que deve crescer 9% em faturamento este ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O “CNN Soft Business” deste domingo, dia primeiro de maio (23h15), dá dicas sobre o setor e mostra o passo a passo que um investidor precisa seguir para se tornar um franqueado da maior rede de fast-food do mundo, o McDonald 's. Em primeiro lugar, de acordo com a ABF, é necessário ter R$ 2,6 milhões disponíveis para investimento inicial. Com 2.585 restaurantes e quiosques, o McDonald's é a terceira maior rede de franquias do país. A líder é O Boticário, com 3.652 lojas, seguida pela Cacau Show, com 2.827 estabelecimentos.
Em conversa com Phelipe Siani e Fernando Nakagawa, o fundador da SMZTO Holding e dono de 3.500 unidades franqueadas de 15 marcas, José Carlos Semenzato, passa um pouco de sua experiência. “Tudo aquilo que você não replica a gente elimina do modelo de franquia. Tem que ser uma réplica perfeita. Por isso, nem tudo é franqueável. Como é que você faz franquia, hipoteticamente, de um serviço de cirurgia plástica, que está embasada principalmente no artista?”, pergunta.
Com o professor de inovação da ESPM, Caio Bianchi, o episódio aborda futuro e tecnologia. “Existe muito espaço no Brasil para a expansão de negócios que não são obrigatoriamente digitais, como a maior parte das franquias, que contam com lojas físicas”, afirma.
Quem não quer comprar uma unidade franqueada, mas participar do negócio pode investir em ações de empresas que têm a franquia como modelo. Uma delas é a Alpargatas, dona da marca Havaianas, com franquias espalhadas pelo país. Outros exemplos são Burger King, CVC, Hering e Arezzo. O estrategista de ações e sócio da corretora Nexgen Capital, José Victor Cassiolato, aconselha o investidor a escolher as empresas que costumam ter menor oscilação em seus papéis.
O “CNN Soft Business” vai ao ar domingo, às 23h15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário