terça-feira, 8 de março de 2022

 

Imagem do clipe "Fellini", do cantor Criolo (Crédito: Divulgação/Curta!)

m-v-f- no Curta!: Por Trás do Vídeo

O Curta! e o Music Vídeo Festival (m-v-f-) acabam de selar uma parceria que une a expertise do canal no audiovisual e o trabalho de curadoria de vídeos musicais do festival. Ao longo de 2022, o “m-v-f- no Curta!: Por Trás do Vídeo” vai ao ar na TV - e nas plataformas digitais.

Com o foco no que há de melhor da produção de videoclipes nacionais, o programa terá episódios de até cinco minutos com clipes e entrevistas exclusivas com artistas e realizadores, destacando seus trabalhos mais recentes. Na estreia, em 7 de março, o diretor Denis Cisma e o animador Rodrigo Elias falam sobre o clipe “Fellini”, de Criolo, vencedor na categoria “melhor animação em videoclipe nacional” do


m-v-f- awards 2021. As entrevistas foram captadas durante a cerimônia de premiação da 9ª edição do prêmio realizado anualmente pelo m-v-f-, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Nas edições seguintes, o programa entrevista Ana Júlia Teodoro, diretora do videoclipe “Crash”, de Juçara Marçal, Fran e Bibi Caetano, do clipe “Visceral”, dirigido por Pedro Alvarenga, e Belle de Melo, diretora do clipe “Reza Forte”, de Baiana System com BNegão, todos eles também vencedores do m-v-f- awards 2021.

Os episódios do “m-v-f- no Curta!: Por Trás do Vídeo” estreiam sempre na Segunda da Música do canal, às 20h e às 22h30, e vão sendo reapresentados ao longo da semana durante os intervalos da programação do canal, além de estarem disponíveis nos perfis de instragram do m-v-f- e do Curta!, e no site do Music Video Festival.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

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