A Lei da SAF permite grandes negócios
no mercado do futebol
O mercado do futebol é o tema do CNN Soft Business deste domingo, dia 13 de março, às 21h45. Phelipe Siani e Fernando Nakagawa mostram como a paixão dos torcedores pode se tornar um negócio gigante, principalmente nas ligas europeias. Os apresentadores conversam com especialistas e questionam se há espaço no Brasil para um time virar uma grande empresa.
O episódio analisa uma curiosa situação: o futebol brasileiro é um sucesso nos gramados mas um desastre nas finanças. Apesar das transações milionárias que envolvem times e jogadores, muitos clubes estão sempre no vermelho. Os 15 maiores times brasileiros devem, juntos, dez bilhões de reais - o dobro do que arrecadam. Um cenário oposto ao da Europa, onde alguns clubes negociam suas ações na bolsa de valores.
Siani e Nakagawa explicam a Lei da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), que facilita a transformação de clubes em empresas. Essa legislação viabilizou a compra do Cruzeiro pelo ex-jogador Ronaldo Nazário e do Botafogo pelo empresário John Textor. O executivo norte-americano, que também atua no ramo da tecnologia e do cinema, acredita que o futebol “é um dos melhores produtos de entretenimento do mundo". Ele considera a audiência uma das partes mais valiosas de um time e ressalta as estratégias do negócio de "manter os jogadores e dar aos fãs o que eles quiserem".
Para André Chame, porta-voz da operação, “o Botafogo fez da crise uma oportunidade". Segundo ele, a Lei da SAF "permite um aporte de dinheiro com toda a segurança e a blindagem para que não seja alcançado pelos predadores, e o resultado permite o pagamento da dívida ao longo de 10 anos".
Na opinião do sócio-diretor da empresa de marketing esportivo Sports Value, Amir Somoggi, a SAF “é um marco legal que traz o investidor privado para o futebol brasileiro, algo que já poderia ter acontecido nas últimas duas décadas".
O programa desta semana traz, ainda, novidades do mundo da tecnologia, como o primeiro carro voador com autorização para operar na Europa e o aluguel de aviões em Hong Kong para transportar pets com todas as regalias.
Sobre a CNN Brasil
A CNN Brasil começou a operar em 15 de março de 2020, produzindo conteúdos multiplataformas, com notícias transmitidas na TV, rádio, site, aplicativo e YouTube e, ainda, em perfis nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, pushes, notificações, newsletters e podcasts.
A emissora já conquistou 20 prêmios e, em seu elenco, figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário