sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Cine Cult.

 

Cena do filme “Os Primos”, de Claude Chabrol (crédito: divulgação/Curta!)

Nouvelle Vague: movimento que mudou a história do cinema é tema de filme exclusivo no Curta!

DOCUMENTÁRIO INÉDITO ESTREIA NO CANAL, ANALISANDO A OBRA DE CINEASTAS COMO FRANÇOIS TRUFFAUT, JEAN-LUC GODARD E AGNÈS VARDA

A Nouvelle Vague foi um movimento artístico que nasceu na França e marcou o cinema mundial, sobretudo durante as décadas de 1950 e 1960, por seu caráter contestatório e revolucionário. Desse grupo, saíram grandes nomes da sétima arte, como François Truffaut e Jean-Luc Godard. Tais diretores e suas obras são assunto do documentário “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema”, uma coprodução da Arte France e da INA, que estreia com exclusividade no Brasil através do Curta!. Neste mês, o canal está com sinal aberto na internet e toda a programação pode ser vista gratuitamente. A produção francesa também está no Curta!On – Clube de Documentários, disponível no NOW, da Claro / NET, e na internet através do Tamanduá.TV.


Trechos de filmes da época contam a história da Nouvelle Vague, como “Os Primos”, de Claude Chabrol, “Os Incompreendidos”, de Truffaut, e “La Pointe Courte”, de Agnés Varda. As cenas são mescladas com um impressionante acervo de entrevistas com diretores como Godard, Truffaut, Chabrol e Varda. Outros profissionais que se envolveram com o movimento também aparecem em entrevistas, entre eles o arquivista Henri Langlois, cofundador da Cinemateca Francesa, e o cinegrafista e diretor de fotografia Raoul Coutard. Atores como Jean-Paul Belmondo, Brigitte Bardot e Gina Lollobrigida estão entre os que aparecem no longa.

A Nouvelle Vague daria espaço para jovens cineastas, muitas vezes iniciantes nesse ofício, dispostos a quebrar padrões e, ao mesmo tempo, enfatizar novos valores trazidos por aquela geração. As produções acabaram por refletir o contexto de efervescência cultural e política vivido em diversas partes do mundo. “O cinema francês era, definitivamente, um regime de inquisição, de celas e compartimentos nos quais havia tabus e leis. Queríamos mostrar que tudo isso era inútil”, conta Godard em um registro incluído no documentário.

Por apresentar filmes e entrevistas realizados sobretudo em meados do século XX, “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema”, dirigido por Florence Platarets, é composto em quase sua totalidade por imagens em preto e branco. Porém, o documentário, em seus momentos finais, exibe cenas coloridas como as de “Uma Mulher é uma Mulher”, de Godard, e “A Princesa de Cleves”, de Jean Delannoy, acompanhando a passagem do tempo e a evolução tecnológica do cinema.  A estreia é na Quarta do Cinema, 9 de fevereiro, às 23h.

Em novo episódio, série mostra disputa entre Hitler e Churchill em meio à Segunda Guerra

O segundo episódio da minissérie “Hitler e Churchill - A Águia e o Leão” começa com a Batalha da Grã-Bretanha, em agosto de 1940, quando a força aérea alemã — a Luftwaffe — ataca o sul da ilha governada por Winston Churchill e chega a ter vantagem sobre a Força Aérea Real. Um fato que mudaria os planos de Churchill e de Hitler acontece em 24 de agosto daquele ano.

Nesse dia, um avião alemão solta, por engano, uma bomba em Londres. Contrariando os conselhos de seus generais, Churchill manda bombardear Berlim no dia seguinte. Isso faz com que Hitler mude sua estratégia de guerra e concentre esforços na destruição de Londres. Ele não consegue, entretanto, derrotar os ingleses, e sua tentativa de invadir a ilha acaba frustrada. Churchill visita cada bairro devastado para levantar a moral da população e consegue, assim, se tornar um líder tão adorado por seu povo quanto o próprio Hitler na Alemanha.

O documentário prossegue mostrando, com riqueza de imagens históricas colorizadas, os capítulos seguintes desse embate. Em 1941, Hitler lança a Operação Barbarossa contra a União Soviética e consegue importantes vitórias. No fim do mesmo ano, a base americana de Pearl Harbor é atacada pelo Japão. O filme mostra que tanto o líder britânico quanto o alemão comemoram o fato: o primeiro por intuir que, finalmente, terá o aparato bélico americano ao seu lado no campo de batalha; o segundo, por contar com a adesão do Japão, uma força poderosa que ele considerava imbatível.

Para garantir o apoio dos EUA, Churchill vai a Washington e discursa no Congresso americano. Desse momento até a invasão da Normandia pelos Aliados e a tomada de Berlim, houve muitos avanços e revezes de cada lado, narrados de forma arrebatadora neste episódio final da minissérie, que também está disponível no Curta!On e pode ser visto gratuitamente no Curta! no site do canal.  A estreia do episódio é na Sexta da Sociedade, 11 de fevereiro, às 23h.

Nenhum comentário: