Segundo Claudia Novaes, para criar um estabelecimento com um bom storytelling é preciso que arquitetura e branding andem em sincronia. “Começamos sempre estudando o que o cliente vai vender, qual o seu público e suas expectativas. A partir disso criamos uma história que o ajuda a promover seus produtos”, explica. Para isso, todo um estudo é feito sobre o estabelecimento, e o storytelling é guiado pelos atributos levantados através de pesquisas e dados, criando uma narrativa que responda a perguntas sobre a história do estabelecimento, a motivação por trás dele, inspirações e desafios.
Tendo em mente o público-alvo e a história bem definida, é possível começar a pensar em como apresentá-la para os clientes. “Cada detalhe importa - desde a recepção do cliente até as placas personalizadas para cada área do estabelecimento. A aplicação do logotipo e seu material, cardápio, artes nas paredes, cores e até o uniforme do colaborador ajuda a contar uma história”, diz Claudia Novaes. Bom exemplo disso é a padaria República Grão, que Novaes liderou a reforma. “Para esse projeto tudo foi baseado na história da República Velha, com referências de Minas Gerais e São Paulo, criando um ambiente rústico. A pesquisa de referências visuais ditou o mood do projeto, e uma paleta de cores específica foi criada para envolver e ajudar a contar essa história”, explica a arquiteta.
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