Exercer a cidadania por meio do ativismo digital. A cada ano, esta modalidade de manifestação política e cidadã ganha novos adeptos no Brasil. Somente em 2021, foram mais 5 milhões. O dado é da Change.org, que responde como a maior plataforma tecnológica do mundo, sem fins lucrativos, voltada para a mudança social. A organização termina o ano com um total de 39 milhões de usuários criando e/ou assinando abaixo-assinados em seu site.
A quantidade de pessoas atuantes neste tipo de mobilização online representa 16% da população brasileira. Em outra analogia, é como se todos os moradores do Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais recorressem às petições online para apresentar reivindicações, cobrar por melhorias, defender causas e pressionar políticos e autoridades públicas e privadas.
De um ano para o outro, o aumento de brasileiros e brasileiras fazendo uso do ativismo digital por meio de petições online foi de quase 15%. Enquanto no fechamento de 2020, a plataforma Change.org tinha 34 milhões de usuários, agora, no fim de 2021, tem 39 milhões.
Para a diretora-executiva da organização no Brasil, Monica Souza, muito mais que números, os dados demonstram que o ativismo digital consolidou-se como um meio legítimo e prático para o exercício cidadão. “A petição online é um instrumento sempre possível e acessível à ação política. E traz resultados! Neste ano, chegamos à marca de 1 mil petições vitoriosas em nossa plataforma. Ou seja, mil histórias que tiveram um final feliz”, fala Monica.
Uma análise mais extensa - feita a partir de 2017 - mostra um aumento de 246% de adeptos ao ativismo digital nos últimos quatro anos. Ao final de 2017, 11,2 milhões de brasileiros tinham alguma atuação no universo das petições online - o dado atual é mais que o triplo, o que significa uma adesão de 27,7 milhões de pessoas ao longo desses quatro anos.
Outros indicadores
Mais dados levantados pela plataforma “traduzem” como foi o cenário do ativismo digital, no Brasil, em 2021. No ano, mais de 14 mil petições foram abertas e, juntas, receberam quase 32 milhões de assinaturas. “Esse levantamento nos dá a certeza de que a sociedade anseia por mais espaços democráticos, livres e seguros para se engajar em pautas e se fazer ouvida. Isso nos estimula a seguir sendo um desses espaços”, declara a diretora da plataforma.
O resultado deste ativismo também pode ser confirmado por números: de janeiro a dezembro, cerca de 230 abaixo-assinados hospedados na Change.org alcançaram o resultado esperado. “Isso significa 230 pessoas que foram bem-sucedidas em suas lutas por inclusão, por melhorias em seu bairro, enfim, por alguma mudança que impacta suas vidas”, diz Monica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news