Créditos: Reprodução/Instagram
O “Big Brother Brasil” (Globo) estreou na última segunda (17) e, como sempre, há novidades para a edição de 2022 com relação ao visual da casa mais vigiada do país. Desta vez, muita cor e neon estarão presentes. O arquiteto Leandro Rhiaff, um dos principais nomes do segmento, analisou como essas e outras tendências de decoração podem interferir no jogo e como os espectadores podem usar como referência nas suas próprias residências.
No "BBB 21" os cômodos multicoloridos chamaram atenção e alguns até viraram “memes” nas redes sociais. Em 2022 a produção pretende abusar ainda mais da criatividade. Com um toque “cringe” a casa terá referências às décadas 70, 80 e 90. Todos os ambientes serão muito chamativos, com cores vibrantes, neons e elementos em formato xadrez. Leandro afirma que a ideia é trazer identidade e também dividir os grupos.
“O projeto arquitetônico de um cenário para um reality show não seria bem planejado se só proporcionasse conforto e paz. Há símbolos, aromas e formas que nos remetem a lembranças, estimulam sensações e até emoções específicas. Dificilmente teremos algum dia uma edição com em tons pastéis ou monocromáticos.”
Além desses elementos, também foi divulgado que o programa esse ano vai apostar em itens que remetem a filmes e programas de TV que marcaram época. Desde clássicos dos videogames, máquinas jukebox, fliperama, da música pop ao rock.
Formado em análise de perfil comportamental, Leandro acredita que esse uso de itens muito característico tem uma função que vai além da parte estética. Segundo ele, o objetivo é mexer com o psicológico dos participantes:
“As emoções à flor da pele e os estímulos precisam existir para que o dia a dia dos participantes seja agitado e cheio de acontecimentos. O uso das cores e objetos diferentes desempenha essa função. Preto, vermelho, amarelo, laranja, marrom e alguns tons de verde mais amarelados são a chave para agitar os ânimos.”
A piscina é sempre uma parte da casa que ganha muito destaque. Ao longo das edições, o programa já apostou em diferentes formas e estilos. Para a próxima temporada, comandada por Tadeu Schmidt, Leandro aposta em padrão mais básico:
“Eu apostaria em um formato retangular, com revestimento em tons de turquesa. As piscinas do tipo prainha estão em alta, acho que pode ser uma opção.”
Uma tendência que foi vista no "BBB 21" e em outros realitys, é o uso de papéis de parede. Para Leandro isso deve se manter e os espectadores podem se inspirar no programa para decorar as próprias casa com esses desenhos e figuras, que dão um toque único para qualquer ambiente:
“O uso de cores extravagantes está em alta, a minha dica é que se opte por estampas proporcional à área em que será aplicado o papel. Padrões de estampa muito grandes em áreas muito pequenas ou pequenos padrões em áreas muito grandes geram desconforto visual.”
O arquiteto ressalta que no reality e em outros programas do gênero é comum que os desenhos e as imagens coladas nas paredes sejam muito extravagantes, o que deve ser evitado nas casas do público:
“Isso funciona bem para a TV. Para os lares, a inspiração deve ser utilizada em cantos específicos e com a intenção de criar locais para a conversa, para tirar boas fotos e receber os amigos.”
Saiba mais sobre Leandro Rhiaff
Créditos: Priscila Rabelo
Carioca de 37 anos, Leandro formou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro há 13 anos, mas sua paixão pela arquitetura vem desde a infância. Com apenas 10 anos, seus desenhos começaram a chamar a atenção de amigos e familiares. Hoje, com mais de 80 projetos concluídos, Rhiaff tornou-se destaque entre a classe A+ carioca e carrega em seu currículo a especialização em Arquitetura de Luxo, formação completa em Coaching, formação em Análise de Perfil Comportamental e palestrante.
https://leandrorhiaff.com.br/
https://www.instagram.com/leandrorhiaff
Nenhum comentário:
Postar um comentário