Festa junina saudável? É possível e não é mentira
Confira três receitas de pratos que trazem o sabor típico do período festivo com benefícios para a saúde
Uma das festas mais tradicionais do Brasil, as festas juninas são esperadas e aguardadas por muitos. Neste ano, devido às medidas de isolamento social, a celebração acontece de forma diferente, sem as tradicionais celebrações. Desde abril de 2020, as buscas por sugestões e ideias de como fazer festas juninas em casa aumentaram 500% no Pinterest, segundo levantamento da própria plataforma. Outro aumento significativo na pandemia foi o ato de cozinhar em casa.
Com variedade de alimentos de alto teor calórico, as celebrações costumam ter pratos típicos como arroz doce, pé de moleque, bolos, doces de milho, entre outros. Para não se preocupar em queimar calorias depois de queimar a fogueira em junho e julho, que tal preparar os quitutes tradicionais substituindo alguns ingredientes?
De acordo com a engenheira de alimentos Fabiane Costacurta, é possível saborear pratos juninos com receitas que trazem benefícios à saúde e não pesam na balança. “Com o uso de alimentos integrais e produtos que substituem o açúcar, é possível preparar receitas deliciosas e celebrar a festa junina”, destaca Fabiane, que é especialista em assuntos regulatórios da Jasmine Alimentos, indústria especializada em produtos saudáveis.
Para tornar o “arraiá” ainda mais completo, confira três receitas típicas e saudáveis para curtir o "festerê" e, ainda, cuidar da saúde.
Pé de “Moleca” de Granola
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de Açúcar Mascavo Jasmine
- 1 colher (sopa) de água
- 1 xícara (chá) de Granola de Castanha-de-caju Jasmine
- 1 pitada de canela
Modo de preparo: em uma panela, cozinhe, em fogo baixo, o açúcar mascavo e a água. Vá mexendo, por aproximadamente 2 a 3 minutos, até dar ponto de “fio”. Depois, acrescente a granola e a canela. Misture tudo, coloque em uma forma pequena untada e aperte bem. Corte previamente antes de esfriar e sirva.