OLIMPÍADA DO FUTURO leva estudantes a
debaterem soluções para problemas mundiais.
Em sua terceira edição, evento em Foz do Iguaçu traz participantes de diferentes regiões do país e, pela primeira vez, do Paraguai
A cidade de Foz do Iguaçu é sede da etapa final da terceira edição das Olimpíadas do Futuro – Sapientia (www.olimpiadadofuturo.com.br)
Os projetos surgiram a partir da preocupação dos alunos em resolver problemas reais com base nos 17 princípios da Organização das Nações Unidas (ONU) para sustentabilidade do planeta. As propostas foram divididas em três pilares: Ser Humano e a Vida; Ser Humano e as Ferramentas e o Ser Humano e o Próximo. Depois de passarem por diferentes etapas de planejamento, desenvolvimento e prototipagem, os projetos elaboraram planos de negócios, sites próprios, projeções financeiras, táticas e estratégicas, vídeos inspiracionais.
“A Sapientia é a primeira olimpíada a fomentar a produção de projetos que impactem de forma positiva e efetiva a sociedade civil do nosso país. As provas propõem uma abordagem transdisciplinar do conhecimento. Com isso, buscamos conectar as disciplinas curriculares clássicas a matérias mais contemporâneas como Economia, Sustentabilidade, Medicina e Saúde, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. As ideias propostas pelos alunos, medalhistas da edição atual da Sapientia e de outras olimpíadas organizadas pela ONG, são avaliadas em diversas etapas pelo grau de inovação, impacto socioambiental e factibilidade de implantação da proposta ”, comenta Gustavo Wigman, do Instituto Vertere.
Nenhum comentário:
Postar um comentário