quinta-feira, 28 de outubro de 2021

 


Cabíria Festival comemora público de mais uma edição virtual e reúne as vencedoras do Prêmio de Roteiro no Cabíria Lab para consultorias e masterclasses

ESPECIALISTAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS ORIENTAM ROTEIRISTAS PROMOVENDO APRIMORAMENTO DE SUAS HISTÓRIAS.


A terceira edição do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, pelo segundo ano consecutivo realizado online de 6 a 17 de outubro, comemora a presença de mais de 12 mil pessoas de todo país, que puderam aproveitar cerca de 50 horas de atividades online. Foram exibidos gratuitamente 25 filmes, 10 microfilmes, e realizadas oficinas, masterclasses, estudos de caso e painéis de debates no evento que homenageou a cineasta Lucia Murat.

 

O festival é um desdobramento do Cabíria Prêmio de Roteiro, que celebra o seu sexto ano com mais uma edição do Cabíria LAB. Dedicado às semifinalistas e às premiadas, o Laboratório que vai até o dia 29, é um espaço de impulsionamento de talentos e desenvolvimento de histórias escritas e protagonizadas por mulheres. 

 

Idealizado com o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”, o Cabíria Prêmio de Roteiro foi criado em 2015 com objetivos bem definidos: estimular a criação de histórias com protagonistas diversas e inspiradoras; converter o prêmio em um selo de qualidade para os projetos premiados; e contribuir para a visibilidade de roteiristas mulheres. E essas metas vêm sendo alcançadas. Só em 2021 foram mais de 250 roteiros inscritos, somando cerca de mil nos últimos seis anos.

 

- Nos últimos anos muitas mudanças aconteceram no mercado audiovisual e vimos o aumento do número de roteiristas, o que demonstra a crescente participação de mulheres no setor e reforça a importância de iniciativas de valorização e incentivo, comenta Marília Nogueira, idealizadora da premiação e diretora do festival.

 

Para Vânia Matos, diretora e produtora executiva do evento, “é estimulante a cada edição amadurecer e conquistar parceiros, que se unem para apoiar a iniciativa. Comemoramos a contribuição do festival para transformar o setor audiovisual em um lugar mais diverso e representativo. Acreditamos e nos dedicamos a isso”.

 

Durante cinco dias, as participantes do Cabíria Lab, vencedoras das quatro categorias - Longa-metragem de ficção; Argumento de longa infantojuvenil; Série de ficção e de não-ficção - trabalham em seus projetos com as consultoras: Alice Marcone, Corinne Klomp, Francine Barbosa, Glenda Nicácio, Iana Cossoy Paro, Marina Meira, Renata Sofia e Rita Piffer.

 

Além das consultorias individuais, também integram o programa do laboratório uma série de atividades transversais extensivas à rede de semifinalistas e curadoras da premiação: Masterclass de série de ficção com Sabine Steyer-Violet, consultora de roteiro e produtora criativa da minissérie Nada Ordodoxa (Netflix); Estudo de Caso do filme “Tarde para Morrer Jovem” com a diretora e roteirista Dominga Sotomayor Castillo; Masterclass sobre Construção de Personagem com Rosane Svartman (Rede Globo); Masterclass sobre Distribuição, com Ana Leticia Leite (Vitrine Filmes) e Paula Gomes (Olhar Distribuição).

 

O Cabíria Lab tem patrocínio da Spcine e apoio direto do Instituto Goethe, Embaixada da França no Brasil, Instituto Alana, Projeto Paradiso, ABRA (Associação brasileira de Roteiristas e Autores), Rede Globo, Anonymous Content Brazil, Olhar Distribuidora, Vitrine Filmes e Pandora Filmes.

 

AS PREMIADAS

CATEGORIA ARGUMENTO INFANTOJUVENIL

1º lugar + Prêmio Impulso Olhar Distribuidora: “Jogada Ensaiada”, de Luiza Conde e Marina Burdman (RJ)

2º lugar + licença Final Draft: “Grandes Animais do Mar”, de Carolina Maria dos Santos (MA)

3º lugar + licença Final Draft: “Casa do Céu”, de Carolina Santos e Tamiris Hilario (SP e RJ)

Menção Honrosa + licença Final Draft: “Celeste”, de Natália Sellani (SP)

Menção Honrosa + Consultoria ABRA com Úrsula Marini: "Sabe-se lá onde fica, mas é do lado de dentro”, de Gell Macedo (RJ)

 

CATEGORIA LONGA FICÇÃO

1º lugar TALENTO PARADISO: “Arroz de Hauçá”, de Camila Ribeiro (BA)

2º lugar: “Futuro do Pretérito”, de Mariana Dr.Az (RJ)

3º lugar: “O ventre da baleia”, de Cecília da Fonte (PE)

Menção Honrosa + Licença Final Draft: “Um Amor de Repente”, de Fátima Diniz e Adelmo Passos (RJ).

Menção Honrosa +Consultoria ABRA com Sylvia Palma: “Aqui”, de Fernanda Rosado de Souza (RJ)

 

CATEGORIA PILOTO DE SÉRIE FICÇÃO

1º lugar + PRÊMIO IMPULSO CABÍRIA: “Amapô”, de Maira Cristina (BA)

2º lugar: “Fruti-Feras”, de Lúcia Tupiassú (PA)

3º lugar: “Mamitas”, de Michele Frantz e Verónica Perrotta (RJ)

Menção honrosa + Consultoria Série LAB com Vana Medeiros: “Gigi Arco Íris Produções”, de Júlia Cazarré (RJ)

 

PRÊMIO ADICIONAL SEMIFINALISTAS

MENTORIA COM PAULA KNUDSEN – “Abaixo de Zero”, de Mirtes Santana (SP)

MENTORIA COM PATRÍCIA CORSO – “Arribadas”, de Natália Vestri (SP)

 

CATEGORIA PILOTO DE SÉRIE NÃO-FICÇÃO

1º lugar + PRÊMIO IMPULSO CABÍRIA: “Toda Menina”, de Cecilia Amado (BA)

2º lugar: “Elas, indígenas”, de Maria Lutterbach (RJ)

3º lugar: “Pioneiras”, de Gabriela Altaf (RJ)

Menção Honrosa + Licença Final Draft: “Reality Slam”, de Fernanda Conde (RJ)

Menção Honrosa: “Influencers”, de Camila Elias (RJ)

 

Prêmio Jornada Dona de Si

O Instituto Dona de Si foi criado pela atriz e autora Suzana Pires para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres de todas as áreas. A Jornada Dona de Si reúne uma rede de empreendedoras de si mesmas, mulheres protagonistas de suas histórias de vida!

Roteirista Premiada: Camila Elias – Influencers - série de ficção

 

O FESTIVAL

O Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual, tem foco na difusão de obras realizadas por mulheres e mobiliza uma rede de cineastas e produtores de conteúdos em geral, para somar ao debate e ações em prol à igualdade de gênero e diversidade no audiovisual. O evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 contribui para a visibilidade de roteiristas mulheres.

Em sua programação, gratuita, o festival promove mostra de filmes e encontros, com convidadas nacionais e internacionais, formados por debates, masterclass, estudos de caso, mesas, painéis e oficinas, além do Cabíria LAB, ambiente de desenvolvimento de roteiros e impulsionamento de talentos femininos do audiovisual.

Um grande encontro entre público, cadeia produtiva e cineastas para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras.

O festival, realizado pela Laranjeiras Filmes e Ipê Rosa Produções, conta com o patrocínio da Spcine e o apoio da Embaixada da França, Goethe Institut Rio de Janeiro, Instituto Alana, Projeto Paradiso, Telecine, Videocamp, Mubi, Selo ELAS, Canal Brasil, ABRA, Globo, Imprensa Mahon, Canal Curta, entre outros

 

Instagram: https://www.instagram.com/cabiria_festival/

Facebook: https://www.facebook.com/cabiriafestival

Youtube: https://www.youtube.com/cabiriafestival



Se você não deseja mais receber e-mails nossos, cancele sua inscrição aqui.


Nenhum comentário: