Tema integra programação do 4º Seminário Cidades que se Reinventam
Muito além de providenciar atendimento em saúde, educação infantil e básica de qualidade e condições de mobilidade para seus cidadãos – questões que já fazem parte da agenda da maioria dos gestores públicos municipais - novas demandas precisam entrar na pauta do executivo e do legislativo. A avaliação é de Ana Carla Fonseca, especialista em cidades criativas e curadora do 4º Seminário Cidades que se Reinventam.
O evento, totalmente digital, reúne mais de 30 especialistas de referência internacional, distribuídos em três eixos temáticos: tendências (perspectivas que apontam para um futuro repleto de oportunidades), inspirações (casos emblemáticos e transformadores) e instrumentais (um conjunto de ferramentas disponíveis para os gestores alavancarem todo o potencial de seus municípios).
A curadora, também palestrante no Seminário, faz um apanhado das dez tendências que as cidades não podem perder:
1. É preciso contar com espaços públicos de conexão.
2. A inovação deve ser distribuída pelos territórios e pelos grupos sociais
3. É importante investir em mobilidade multimodal e em novas energias
4. Quando se fala em sustentabilidade, é preciso dar espaço à regeneração
5. Valorizar os serviços ecossistêmicos
6. O foco deve estar no bem-estar em sentido mais amplo
7. Políticas transversais
8. Pensar do meio ao fim – da cidade ao cidadão
9. Capacitação em T (diálogo em muitas áreas de conhecimento)
10. Valorização da Aldeia (investimento nas singularidades criativas)
O 4º Seminário Cidades que se Reinventam será realizado de 28 a 30 de setembro, tem apoio técnico do Sebrae, curadoria da Garimpo de Soluções e realização da Ópera Eventos Corporativos. Informações detalhadas da programação no site www.cidadesquesereinventam.com.br. Procure o Sebrae da sua região e solicite um link para participação. Os participantes terão acesso a todos os conteúdos da plataforma do evento pelo prazo de seis meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário