A nova série “10 Passos para o Desastre” narra uma sucessão de erros que antecederam algumas das maiores tragédias da história. Com base em investigações e olhando em retrospecto, o primeiro episódio, intitulado Torres Gêmeas, examina as falhas nos sistemas de segurança e inteligência que deram brecha para os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, causando a morte de milhares de pessoas. Segundo a produção, o primeiro passo em falso foi dado em 1993, após o atentado à bomba ao World Trade Center, executado por um grupo de extremistas fanáticos.
À época, as autoridades norte-americanas viam como exagero indícios de que dezenas de terroristas viviam infiltrados nos EUA. Esse e outros erros de julgamento, além de falhas nos sistemas de defesa do país, são analisados durante o primeiro capítulo, transmitido na data que marca os 20 anos dos atentados que mudaram o curso da história.
“10 Passos para o Desastre” inclui ainda episódios sobre o assassinato do ex-presidente americano John Fitzgerald Kennedy; o acidente com o Boeing 737Max, na Etiópia, em 2019; e o derramamento de petróleo no Golfo do México, em 2010, um dos piores desastres ambientais da história dos Estados Unidos.
Imagens:
10 Passos para o Desastre_Torres Gêmeas
CRÉDITO: Smithsonian Channel
(**Atenção: este link perde a validade em 8 de setembro de 2021**)
Nenhum comentário:
Postar um comentário