15 frases de Buda para encontrar a paz
Lançamento do Selo Mantra traz 423 ensinamentos de Siddharta Gautama sobre o poder da mente, felicidade e propósito
O texto budista mais conhecido e traduzido no mundo, Dhammapada, algo como “o caminho da virtude”, em páli, é rico em ensinamentos para a vida. A primeira edição traduzida para o português diretamente do páli, lançada pelo Selo Mantra, traz 423 aforismos que percorrem temas essências como o poder da mente, felicidade e propósito. Mentalize as frases de Siddharta Gautama e aproveite para conhecer um pouco sobre uma das maiores religiões do mundo!
1) “Por meio do ódio, os ódios nunca são desfeitos; por meio do amor os ódios são sempre desfeitos – e esta é uma lei eterna.”
2) “A maioria das pessoas nunca percebe que todos nós um dia morreremos aqui (neste mundo). Mas aqueles que percebem essa verdade resolvem suas quizilas pacificamente.”
3) “Aqueles que tomam a ilusão por realidade e a realidade como ilusão, e assim são vítimas de ideias erradas, nunca alcançam o essencial.”
4) “Os homens irrefletidos e muito ignorantes afundam-se na negligência. Mas o homem sábio tem a vigilância como seu maior tesouro.”
5) “Aquele que não se sujou pela paixão, cujo coração não tem ódio, que ultrapassou o bem e o mal e que é vigilante não tem medo.”
6) “Nenhum pai ou mãe, nem qualquer outro familiar, pode conferir maior benefício do que uma mente bem direcionada.”
7) “Assim como a abelha extrai o néctar da flor e se afasta sem prejudicar sua cor ou fragrância, que o sábio também perambule por entre a aldeia.”
8) “Uma má ação é aquela cuja pessoa que a praticou se arrepende, e cujas consequências a pessoa enfrenta com lágrimas e lamentações.”
9) “Embora uma (pessoa) seja vencedora sobre um milhão de homens em batalha, aquele homem que se conquista a si é o maior vencedor.”
10) “Um dia na vida de uma pessoa que é vigorosa e resoluta é melhor do que uma vida de cem anos de alguém que é fraco e indolente.”
11) “O homem de pouco conhecimento espiritual cresce como um touro; sua carne aumenta, mas a sabedoria, não.”
12) “Aquele que antes era descuidado, mas que depois se tornou cuidadoso, ilumina o mundo como a lua quando está livre das nuvens.”
13) “Não te sintas atraído por aquilo que é agradável ou desagradável. Abstermo-nos daquilo que gostamos é doloroso, assim como daquilo de que não gostamos.”
14) “Guarda-te dos maus pensamentos. Tem controle em tua mente. Não tenhas maus pensamentos (e) leva uma vida de bem-estar mental.”
15) “A maior impureza de todas é a ignorância. Livrai-vos, pois, desta imperfeição e sereis livres de todas as impurezas.”
Ficha Técnica
Livro: Dhammapada
Escritor: Siddharta Gautama
Tradutor: Prof. Dr. José Carlos Calazans
Editora: Mantra
Assunto: Religião/Budismo
ISBN: 9786599026201
Edição: 1ª edição, 2021
Formato: 21x14
Preço: R$ 59,00
Páginas: 272
Link de venda: Amazon
Sobre o autor: Siddhartha Gautama (por volta dos anos 560 a.C. – 480 a.C.), segundo a tradição, foi um líder religioso nascido no reino de Sakia, região então pertencente à Índia e que hoje faz parte do território do Nepal. É considerado o supremo Buda (título que indica um ser iluminado) e fundador do budismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário