Caroline Dias de Freitas renova mercado editorial brasileiro com o primeiro selo especializado em biografias de celebridades.
Empresária que já atua há 18 anos no setor literário passou a ser conhecida como a "publisher das celebridades" com apenas seis meses do lançamento do selo DISRUPTalks. Grandes nomes já batem em sua porta em busca de terem sua história nas livrarias abrindo um novo canal de conexão com os fãs
O mercado editorial brasileiro se prepara para uma nova onda que deve renovar o público consumidor de livros e dar um novo impulso no setor: as biografias de grandes celebridades. Nos próximos meses, livrarias físicas e online devem receber um tsunami dessas publicações e quase todas elas – ou, ao menos durante algum tempo, talvez todas elas – de um mesmo selo, o DISRUPTalks da empresária Caroline Dias de Freitas. Acumulando centenas de horas de entrevistas e reuniões com famosos que devem render uma agenda de dois lançamentos ao mês, ela já recebe o título de “publisher das celebridades”.
Com pouco mais de seis meses de vida, o selo DISRUPtalks ainda é pouco conhecido, contudo, Caroline é uma profissional respeitada há 11 anos neste setor, não apenas pelo seu talento em criar best sellers, como também por seu engajamento como mulher empresária. Ela é fundadora da Sociedade Brasileira de Empreendedorismo Feminino.
Um nicho inexplorado no Brasil
Assim como no mundo todo, no Brasil não é diferente e livros biográficos de personalidades fazem muito sucesso e o interesse por esses artistas, atletas e influenciadores em terem a sua história publicada cresceu muito com a chegada da pandemia do coronavírus, como conta Caroline.
“A mercado literário foi um dos canais alternativos que artistas encontraram para chegar até seu público, assim como as lives. Isso, porque esse período em isolamento social possibilitou um momento de resgate de suas histórias e de dedicação a contar essas trajetórias que seria impossível, por exemplo, com shows acontecendo, viagens e gravações.
E acrescenta que “mesmo com mais tempo disponível, colocar uma apresentação ao vivo no ar é muito mais rápido do que escrever e produzir um livro e, por isso, as lives reinaram e se consolidaram como uma nova forma de consumo do entretenimento”.
Contudo, agora chegou nossa vez de ocupar nosso espaço e os livros começam a sair do forno e tomar conta das prateleiras. E um detalhe muito importante desse fenômeno é que também chegamos com um importante papel de fortalecer o mercado editorial brasileiro, um dos maiores do mundo”.
Com cada vez mais artistas batendo em sua porta para entrar nesse mercado, a publisher das celebridades percebeu que poderia ocupar um espaço que no Brasil era inexplorado e criar uma editora especializada nesse tipo de conteúdo.
“Eu comecei a observar o mercado e percebi que para evitar que nossas publicações fossem consideradas uma leitura inferior, já que esse meio tem preconceitos com a fama, seria necessário entregar um alto padrão de qualidade que vai desde o conteúdo, o texto, o acabamento, até mesmo os eventos de lançamento. Com isso, decidi criar um novo selo editorial e reunir uma equipe preparada para realmente cumprir nosso propósito de transformarmos esse setor. Temos um ecossistema confiável e equipes interconectadas gerando valor e maior nível de produtividade e crescimento”.
O que o Google não sabe
Quando a notícia se espalhou pelo meio, muita gente veio até Caroline e, proporcionalmente, muita gente foi recusada. O primeiro filtro da empresária é uma pergunta muito simples: “você está disposto a me contar o que eu não encontro no Google?”.
“Pode parecer uma pergunta boba de quem está em busca de fofoca, de um furo para vender mais. Contudo, essa é também uma das formas que encontrei para tentar explicar para esses artistas que o fato de serem muito famosos não dá a eles automaticamente a mesma relevância no mercado editorial. Na verdade, acredito que esse é o segredo. Mesmo a DISRUPTalks sendo ainda jovem, muita gente já confia sua vida para ser contada por minhas mãos. Buscamos sempre uma boa história que, ao mesmo, tempo tenha um impacto positivo na vida do leitor, em sua vida, e não apenas o entretenimento”, destaca Caroline.
“Como o próprio nome do selo sugere, nós do DISRUPTalks temos o desafio de trazer um novo olhar para nossas publicações e consultorias”, acrescenta.
Histórias exclusivas, mas sem cancelamentos
“Não me interessa vender livros se de alguma forma o artista for penalizado pela história que contou”, diz. Afinal, quem passa pelo seu primeiro filtro e se coloca a disposição de superar o Google, acaba abrindo realmente toda a sua vida e seu coração. No entanto, Carol orienta o que deve ou não entrar no livro.
“Acredito que este é mais um detalhe que faz com que essas pessoas confiem em mim para contar tudo, tudo mesmo, e apenas nessa divulgação boca a boca já termos atraído tanta gente importante para o DISRUPTalks. Quando alguém me conta algo que eu acho que pode ser prejudicial à carreira, ee aviso que não usaremos a informação e apago aquele trecho da entrevista na mesma hora. Estamos no mercado para somar a essas carreiras e não para lucrar sobre cancelamentos”, reforça a publisher.
E foi assim que em sua lista de lançamentos já conta com nomes como Rodriguinho, Regiane Alves, Sonia Abrão, Thiago Pugliesi, Samara Felippo, Daniela Albuquerque, Roberto Viotto e Val Marchiori, esta última com quem assina contrato nesta segunda-feira, dia 28 de junho, após uma longa negociação e horas de conversas e entrevistas. Essa lista já está bem maior. Na verdade, cresce a cada dia, com nomes cada vez mais importantes e que as negociações seguem sob sigilo.
História da publisher das celebridades com o mercado editorial
Caroline Dias de Freitas é formada em Design de Produto, pós-graduada em Gestão do Design e Mestranda em Artes, Design e Tecnologia com ênfase em Empreendedorismo Feminino pela Universidade Belas Artes de São Paulo, contando em seu currículo com o curso de Business English pela King George Internacional College, Canadá.
Em 2006, com apenas 20 anos de idade, fundou sua primeira empresa, a Editora Reflexão e Reflexão Business.
Em fevereiro de 2021, funda o selo DISRUPTalks, focado em famosos e influenciadores e já conta com grandes nomes como Val Marchiori, Sonia Abrão, Regiane Alvez, Rodriguinho, Daniela Albuquerque, entre muitos outros.
DISRUPTalks
Próximos lançamentos:
08/07 – Rodriguinho: carreira, família, propósito e Legado.
O cantor lança seu livro com uma live às 21h do dia 8 de julho.
Os livros da DISRUPTalks poderão ser encontrados em quase todas as livrarias do país, como Martins Fontes, Livraria da Vila, Livraria Leitura, Distribuidora Loyola, Livraria da Travessa e Livraria Argumento; e também nos e-commerces especializados como a Amazon, Submarino, Americanas, Shoptime, Extra, Ponto Frio, Magazine Luiza, Reflexão Editora, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário