Faro Editorial lança “O rato trapaceiro”, obra inspirada no curta “A fábula da corrupção”
Livro é da produtora gaúcha Cartunaria, criadora de curta para a canal Disney.
A corrupção, sabemos, está em todos os lugares. E sendo um dilema ético tão grande, trazer isso para o universo infantil e para ensinar as crianças dos malefícios desse comportamento é fundamental. E quem vai nos contar essa história é o João, dono de uma venda onde havia diversos animais e todos viviam em harmonia. Até a chegada de um rato, um grande trapaceiro que, com suas tramoias, convenceu todos de que mereciam mais e causou uma tremenda confusão! Mas que ratão malandro!
A Faro Editorial lança este mês pelo selo MilkShakespeare o livro “O Rato Trapaceiro”, de Lisandro Santos, com ilustrações de Maumau. “O rato trapaceiro” nasceu a partir da animação em curta-metragem “A fábula da corrupção” - projeto que foi contemplado em um edital da CGU e pelo Escritório das Nações Unidas (UNODC)-, que ganhou dezenas de prêmios em festivais pelo país.
Inspirado nas fábulas de Esopo, em que personagens animais espelham as ações humanas, a história, toda rimada, surgiu com num estalo para o autor, que precisou de poucos ajustes para chegar ao resultado final. A opção da estética da animação, junto ao formato da fábula e ao estilo rimado, contribuiu para que temas complexos pudessem ser apresentados de forma leve e cativante às crianças.
João, o dono do armazém.
não fazia mal a ninguém.
Vivia com o Cão e o Gato,
E a cooperação era um trato.
Até que o Rato ali chegou,
E um plano sujo bolou.
Acabou com o dinheiro e a comida,
E do patrão arruinou a vida.
Ficha Técnica
Título: O Rato Trapaceiro
Nº de páginas: 36 – 4 cores
Preço: R$29,90
Sobre os autores:
Lisandro Santos começou a trabalhar com animação em 1990. Desde então, fez animações para cinema e internet, participou do primeiro longa– metragem gaúcho de animação, criou vídeos institucionais, séries e comerciais para TV, além de ilustrar para o mercado publicitário e editorial. Em 2002, criou a Cartunaria Desenhos, produtora de animação sediada em Porto Alegre/RS. Entre seus principais trabalhos como roteirista e diretor estão os curtas- – metragens Cidade fantasma, A fábula da corrupção e X-coração, que virou uma série exibida na Disney XD e na TV Brasil.
O ilustrador Maumau é também animador, quadrinista, designer de jogos e professor; além de mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Como editor e coautor da revista Adeus, Tia Chica!, foi indicado ao Prêmio HQMix em 2009. Desenvolveu cenários para os curtas- -metragens de animação O retorno de Saturno, A fábula da corrupção e Os sustentáveis, todos de autoria da Cartunaria Desenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário