MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM TEM LANÇAMENTO NA VERSÃO E-BOOK
Da autora Raquel Matsushita, obra publicada pela SESI-SP Editora é marcada por contos repletos de emoção e sensibilidade
São Paulo - março de 2021 – A partir deste mês, o livro Mínimo múltiplo comum, da autora Raquel Matsushita, está disponível no formato digital. Esta é a primeira obra de contos adultos da escritora, a qual reúne temas que propõem diversas reflexões, desde relacionamentos, desejos e medos, até desilusões amorosas e perdas.
A narrativa se inicia de forma visual, com imagens que aguçam o olhar do leitor e, na sequência, estão os mais de 30 contos que são capazes de provocar inúmeros sentimentos e emoções. Ao final, uma nova sequência de gravuras encerra o livro.
O autor João Anzanello Carrascoza descreve a obra publicada por Raquel Matsushita com maestria: “(...) mínimo: porque agrupa um conjunto de contos de curta extensão, cortantes em seus desfechos. Porque diz o máximo com suas poucas palavras e seus imensos silêncios. Porque as frases, breves, mas contundentes, armam com rapidez o cenário das tramas que nos sugam de imediato a atenção. Porque, no mínimo, traz uma nova voz à cena literária brasileira. Múltiplo: porque revela mais uma habilidade de Raquel Matsushita; a de criar narrativas para o leitor adulto, somando-se a seu talento de designer premiada (lindos são seus projetos editoriais) e à sua sensibilidade como autora de obras infantis. (...) Comum: porque as histórias se alicerçam naquilo que é nuclear da condição humana – os sentimentos de posse, os desencantos, as traições, os embates cotidianos (...)”.
OBRA PREMIADA
O livro Mínimo múltiplo comum foi premiado, em 2020, no XII International Contest Image of the book (Bologna children’s book fair), na categoria Picture book.
SER SIMPLES FAZ SENTIDO, POR JORGE MIGUEL MARINHO
“Crônicas ou contos? Nem gênero nem gênese. Melhor chamar de instantes de ficção ou simples questão de acordo literário. Casamento de palavra e emoção poética, feliz encontro de realidade e imaginário, o real em trânsito de comunhão com a fantasia. Ficção centrada em histórias comuns, anônimas e tão familiares, literatura viva e vivida. Ser simples faz muito sentido.
Raquel Matsushita sente e escreve, casa a linguagem com a vida, extrai da simplicidade de ser e escrever coisas alegres e coisas doídas com forte dimensão humana.
Essência emotiva e emoção na essência. É assim que acontece a criação literária da Raquel que joga contra e a favor da condição humana, sempre plena de tensão significativa. Poesia prosaica e prosa com poesia, literatura por dentro da realidade, expressão existencial do que acontece de repente. Instantâneos de amor, sentimento de falta, ausência do que pode ser e não é. O acaso de existir.
Registro poético quase sem intermediação, escritora e escritura unidas pelo sentido de encontro e de comunhão. Paixão, sempre paixão em ritmo de denúncia sofrida por ela que escreve e pelos outros que apenas buscam viver. Ou sobreviver. No fundo e pela força de uma possível poética da simplicidade, permanente promessa de um mundo melhor.
Existência e revelação na palavra literariamente sentida.”
BATE-PAPO VIRTUAL COM A AUTORA
No dia 26 de março, Raquel Matsushita irá participar do Clube Literário Virtual do Centro Cultural Fiesp, realizado em parceria com a SESI-SP Editora. Esta edição tem como tema seu livro Mínimo múltiplo comum.
O evento online e gratuito terá início a partir das 19h30, será transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp (https://youtu.be/jKAV10W9mbY) e o público poderá interagir e participar do bate-papo com a autora por meio do chat.
|
SERVIÇO
FICHA TÉCNICA
Título: Mínimo múltiplo comum
Autor: Raquel Matsushita
Editora: SESI-SP
Formatos: E-book e impresso
CLUBE LITERÁRIO VIRTUAL COM RAQUEL MATSUSHITA
Data: 26 de março de 2021
Horário: 19h30
Transmissão ao vivo e aberta ao público pelo YouTube do Centro Cultural Fiesp: https://youtu.be/jKAV10W9mbY.
SOBRE A AUTORA
Raquel Matsushita é designer gráfica, ilustradora e escritora. Sócia do escritório Entrelinha Design, graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especializou-se nos cursos de Design Gráfico, Cor e Tipografia na School of Visual Arts (NY). Trabalhou nas editoras Abril e Globo. Em 2020, recebeu o prêmio internacional Image of the book 2020 (Bologna Book Fair), com o livro Mínimo múltiplo comum (SESI-SP Editora). Premiada com dois jabutis; Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); Prêmio Literário da Biblioteca Nacional; Prêmio Selo Cátedra PUC/Unesco; entre outros. Escreveu também o livro Fundamentos gráficos para um design consciente (Musa Editora) e sete livros para infância, entre outros que ilustrou. Para saber mais sobre ela, acesse: www.entrelinha.art.br.
SOBRE A SESI-SP EDITORA
A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-books, audiobooks e impressos), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário