CGN Brasil recebe o prêmio National Quality Award 2020
Atuando no Brasil há cerca de 2 anos, a CGN Brasil acaba de receber um importante
reconhecimento, o prêmio National Quality Award 2020 certificado pela International Quality
Company. A premiação de nível internacional é voltada para organizações,
empreendedores e profissionais de destaque que contribuem efetivamente para o
desenvolvimento social e econômico global.
Com sede em Curitiba (PR), a CGN Brasil é uma subsidiária da CGN Energy International
Holding (CGNEI). A companhia ingressou no Brasil em 2019, através das aquisições da
Atlantic Energias Renováveis (que pertencia à gestora britânica Actis) e de projetos eólicos
e solares da Enel. Atualmente, a CGN Brasil é a quinta maior geradora de energia limpa do
país e contribui para a geração de empregos e para o fortalecimento da economia brasileira.
Só neste ano, a empresa vai investir de forma sólida em vários projetos e pretende triplicar
a capacidade de geração no Brasil nos próximos anos através da construção de usinas
eólicas e solares e da aquisição de projetos novos e em operação.
Breve História sobre os primeiros Prêmios de Qualidade:
Em 1951, o Japão lançou o primeiro Prêmio de Qualidade por meio da União Japonesa de
Cientistas e Engenheiros - JUSE. Na ocasião, foi instituído o Prêmio Deming de Qualidade,
em homenagem ao professor norte-americano W. E. Deming.
Em 1959, a American Society for Quality Control dos Estados Unidos lançou a Medalha
Edward, que também é um prêmio de qualidade relacionado à boa gestão empresarial.
Em 1987 foi lançado o Prêmio Malcom Baldrige, que passou a seguir critérios de gestão da
qualidade para homenagear empresas.
Desde então, vários outros países criaram premiações voltadas para o reconhecimento do
bom desempenho e excelência de organizações e profissionais.
Em 2000, a International Quality Company criou o prêmio de qualidade aqui no Brasil. O
objetivo deste prêmio é homenagear profissionais e organizações que se destacam pela
qualidade de seus produtos e serviços.
Criteriosa na concessão das certificações e do Selo Quality, a premiação é concedida às
empresas por seu caráter qualitativo, que avalia a qualidade dos serviços e produtos
oferecidos independentemente dos métodos e metodologias de gestão utilizados.
Objetivo, visão, missão e valores do National Quality Award:
O objetivo geral do National Quality Award é reconhecer profissionais e empresas que se
destacam no mercado nacional e contribuem para o desenvolvimento social e econômico
brasileiro.
O National Quality Award visa contribuir com as organizações na busca pela qualidade,
primando sempre pelo bem-estar das pessoas, pela integridade do meio ambiente, o uso da
tecnologia e a competitividade nacional. Assim, a empresa tem como missão ser a
instituição de referência no reconhecimento de organizações e profissionais que contribuem
para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.
Todo esse trabalho é desenvolvido com base nos seguintes valores:
● Compromisso ético;
● Igualdade, justiça e paz social;
● Integridade;
● Transparência;
● Cooperação;
● Responsabilidade social.
Critérios de avaliação do prêmio de qualidade
Para premiar as melhores empresas e profissionais, a International Quality Company leva
em consideração técnicas de administração e estabelece normas de avaliação sem
prescrever metodologias e ferramentas de gestão, não interferindo assim, na estrutura das
organizações premiadas.
Veja abaixo os critérios utilizados para o prêmio de qualidade:
● Liderança;
● Estratégias e planos;
● Clientes e comunidade;
● Informação e análise;
● Gestão de Pessoas;
● Gestão de processos;
● Meio Ambiente;
● Resultados.
Processo de seleção para o prêmio International Quality Company
Para a realização do prêmio de qualidade, a International Quality Company realiza
pesquisas de mercado com foco em profissionais e empresas e sua gestão de qualidade e
responsabilidade. É importante que cada profissional e organização tenha um manual da qualidade, que contenha o amadurecimento da gestão administrativa considerando suas
respectivas etapas.
Além disso, deve conter os requisitos utilizados pela organização para atingir seus objetivos
e colocar seus padrões em prática.
Em geral, o manual de qualidade deve ter um script que aborde os seguintes itens:
● Responsabilidade administrativa;
● Sistema de qualidade;
● Análise crítica do contrato;
● Controle de projeto;
● Controle de dados e documentos;
● Controle de produtos e serviços oferecidos;
● Rastreabilidade do produto;
● Controle do processo;
● Controle de produtos e serviços não conformes;
● Ações corretivas;
● Controles de registro de qualidade;
● Auditorias de qualidade internas;
● Treinamento;
● Serviços associados;
● Técnicas estatísticas.
Fonte: International Quality Company. Link: https://www.premioquality.com
Valor Globo. Link: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/09/28/cgn-brasil-vai-
investir-r-444-milhoes-em-complexo-eolico-no-piaui.ghtml
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