Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror.
Em sua última semana no CCBB Rio de Janeiro,
a mostra inicia um curso e promove
https://www.facebook.com/
A mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror entra na sua última semana no CCBB Rio de Janeiro mas ainda tem muita coisa para os fãs (novos e antigos) se esbaldarem. Além de sessões na sala de cinema, começará o curso on-line e será realizado o primeiro debate. As atividades on-line se estendem até 10 de fevereiro, quando a mostra ainda estará em cartaz no CCBB Brasília. Tudo gratuito. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Na quarta-feira, 27/01, às 19h, será a primeira aula das três do curso ministrado pelo curador Eduardo Reginato sobre a história do Estúdio Hammer, desde as primeiras produções, a grande virada, a ascenção até a decadência. Diretores, atores, as características marcantes do estilo Hammer de horror, sua influência no cinema fantástico moderno, o legado deixado pela extensa filmografia e seus fiéis seguidores no cinema também serão abordados no curso.
Cada aula tem duração de aproximadamente 2h e pode ser acompanhada pelo aplicativo Zoom (lotação de 500 pessoas).
Os links para as aulas:
- aula 1 (28/01, 19h):
https://us02web.zoom.us/j/
- aula 2 (03/02, 19h):
https://us02web.zoom.us/j/
- aula 3 (10/02, 20h):
https://us02web.zoom.us/j/
Na quinta-feira, 28/01, às 19h, acontece o debate on-line com Daniel Caetano, cineasta, crítico e professor de cinema da UFF, e Carlos Primati, crítico, escritor e pesquisador especializado em cinema fantástico. Daniel codirigiu
https://us02web.zoom.us/j/
O segundo debate on-line será realizado no dia 4 de fevereiro, às 19h, e contará com a participação do cineasta Marco Dutra e do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda. Marco é diretor, roteirista e compositor, entre os filmes que dirigiu estão Trabalhar Cansa (codireção com Juliana Rojas, sua parceira desde os tempos de faculdade na USP), exibido na mostra Um certain regard/Festival de Cannes de 2011 e premiado em diversos festivais, Quando eu era vivo (2014) e, o mais recente, Todos os Mortos (2020) , codireção com Caetano Gotardo.
Link para o segundo debate:
https://us02web.zoom.us/j/
A mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror é a maior já realizada na América Latina com os famosos filmes clássicos de horror produzidos pelo mais antigo e tradicional estúdio de cinema inglês. Os curadores Eduardo Reginato e Danilo Crespo selecionaram 30 longas-metragens produzidos entre as décadas de 1950 e 1970, que tem uma legião de fãs no mundo todo, como os cineastas Quentin Tarantino, Steven Spielberg e Martin Scorsese, e que são, até hoje, cultuados, copiados, parodiados e reverenciados.
As sessões dos filmes acontecem nos cinemas dos CCBBs. No Rio de Janeiro, a mostra começou em 6 de janeiro e vai até 1º de fevereiro; em São Paulo, de 20 de janeiro a 8 de fevereiro; e, em Brasília, de 2 a 21 de fevereiro.
O Estúdio Hammer era uma pequena produtora britânica de produção familiar que dominou o mercado global de terror e continua sendo altamente influente. A Hammer ressuscitou os ícones góticos descartados por Hollywood após a II Grande Guerra em filmes elegantes, sensuais e violentos que capturaram a essência da forma literária original e funcionaram como reflexos sombrios do drama convencional, da mesma forma que narrativas góticas inverteram o realismo oitocentista. Embora a idade de ouro do Hammer tenha terminado no início dos anos setenta, a marca continua sendo sinônimo de horror e o estúdio, muito parecido com Drácula, saiu recentemente do túmulo e voltou a produzir novos filmes.
A programação completa pode ser acessada nas redes sociais da mostra (https://www.facebook.com/
ESTÚDIO HAMMER – A FANTÁSTICA FÁBRICA DE HORROR
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Eduardo Reginato e Danilo Crespo
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
De 6 de janeiro a 1º de fevereiro de 2021
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
Salas de Cinema 1 (47 lugares)
Ingresso: ENTRADA FRANCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário