A HISTÓRIA DO SOLDADO
Dentro do Projeto Música para Tod@s, Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto virtual com obra de Stravinsky.
A Orquestra Sinfônica do Paraná, com apoio e realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, acaba de lançar o concerto virtual com a obra A História do Soldado, de Igor Stravinsky. A apresentação, gravada sem público no Teatro Guaíra, em Curitiba, conta com as participações do ator curitibano Rodrigo Ferrarini e a bailarina Karin Chaves, e está disponível nas redes sociais da Orquestra apenas até o dia 05/02/2021.
A obra original foi criada pelo compositor russo em 1918, após a devastação da Primeira Guerra Mundial para proporcionar um pouco de alegria aos europeus, que estavam vivendo um momento com muitos problemas de saúde pública. A peça reflete o período de também muita dificuldade econômica. Nesse contexto, o concerto, tanto no passado como agora nessa montagem, tem a orquestra reduzida a sete músicos, distanciados no palco, além do maestro Stefan Geiger. Apresentada na íntegra pela OSP nesse projeto, A História do Soldado tem texto original de Charles-Ferdinand Ramuz, e no concerto virtual teve a adaptação e tradução de Francisco Bley e Ana Rosa Tezza.
A coreografia foi desenvolvida pela bailarina Karin Chaves, especialmente para o projeto e Rodrigo Ferrarini interpreta os três personagens da peça. Participam os músicos Ricardo Molter (violino - spalla), Augusto Andrade (contrabaixo), Jairo Wilkens da Costa Sousa (Clarineta/Requinta - principal), Alex Sanchez da Silva (Fagote), André de Souza Pinto (Trompete), Wellington Carlos Santos Miranda (Trombone), Leonardo Gorosito Tímpano/Percussão
Seguindo todas as recomendações especiais de distanciamento social para orquestras, o projeto faz parte da série OSP ONLINE – MÚSICA PARA TOD@S, com vídeos de apresentações, sem público, que acontecem desde o mês de março, fazendo com que a Orquestra Sinfônica do Paraná se mantenha produzindo e, mais do que isso, que possa transmitir uma mensagem de solidariedade ao público em meio à pandemia.
Para assistir:
http://www.facebook.com/
http://www.instagram.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário