Versatilidade do Queijo do Marajó potencializa sabores.
Está chegando o final do ano, e já é um podem ser iniciados os preparativos para as comemorações de fim de ano. E para tornar os momentos especiais e inesquecíveis, para confraternizar entre familiares e amigos, a dica é elaborar pratos com o Queijo do Marajó Fazenda São Victor, com modo de produção artesanal, 100% leite de búfala, que tem destaque pela versatilidade nas composições gastronômicas.
O Queijo do Marajó Fazenda São Victor é capaz de agregar sensações exclusivas ao paladar, proporcionando uma verdadeira viagem sensorial até mesmo ao harmonizar com as frutas mais consumidas nas festividades, destaques para o figo, a maçã e a uva. Se quiser ousar um pouco mais, acrescente frutas secas como o damasco, à uva passa e a ameixa. As oleaginosas também dão um toque a parte, como a castanha do Pará, a avelã e a castanha de caju.
Além disso, o “Queijo do Marajó” é uma excelente sugestão para quem gosta de apreciar como aperitivo, podendo ser saboreado na companhia dos mais variados tipos de bebidas.
O “Queijo do Marajó” aguça o paladar de maneira única.
Confira as sugestões e receitas!
Bom apetite e boas festas!
Pão Marajoara – Morbachs Doces e Salgados
Ingredientes:
*4 ovos
*250 g de batata cozidas e amassadas
*180 g de Óleo
*65 g de açúcar
*16 g de sal
*210 g de água
*10 g de fermento biológico seco
*500g de farinha de trigo peneirado
Modo de Preparo:
Massa do pão
Pegue a metade da água e misture ao fermento biológico para hidratar, deixe agir por 5 minutos e fazer espuma. Reserve.
Liquidifique o óleo, os ovos, as batatas amassadas e o restante da água, a espuma formada da mistura de água e fermento biológico, o açúcar até que fique homogêneo. Em seguida, em uma vasilha (de preferência funda), adicione o trigo e misture bem até formar bolhas.
Unte uma forma redonda de 30 cm ou uma ballerine (forma em formato de piscina). Leve para descansar por mais ou menos 30 minutos ou até chegar na borda da forma. Leve ao forno pré-aquecido por alguns minutos.
Asse em temperatura de 180° até dourar ou usar o palito.
Ingredientes:
Cobertura
*200 g de creme de leite,
*250g de Queijo do Marajó
Modo de Preparo:
Liquidifique os ingredientes até que fique homogêneo.
Para cobrir o pão, despeje a mistura, e espalhe em todo o pão. Na sequência, passe o maçarico para finalizar.
Decoração com ingredientes de sua preferência.
Ravióli de Queijo do Marajó com Tomate Seco – Restaurante Graziella Belém
Ingredientes:
* 200 g Trigo sem fermento
* 3 Ovos (um ovo inteiro e duas gemas)
* Sal
* 2 Tomates
* 20 ml Azeite
* 200 ml Óleo
* 1 Dente de alho
* 1 Pitada de orégano desidratado
* 1 Pitada de manjericão desidratado
* 1 Pitada de salsinha fresca
* 250 g Queijo do Marajó Fazenda São Victor
* 125 g Tomate seco
* 50 g Manteiga sem sal
* 1 UND Plástico filme
Modo de Preparo:
Tomate seco
Lavar e cortar dois kg de tomate maduro e bem vermelho e temperar com ½ colher de café sal e uma colher de sopa rasa de açúcar. Colocar os tomates em uma assadeira e põe no forno para assar. Virar os tomates de um lado para outro de tempos em tempos até secarem. Temperar o tomate seco com duas colheres de sopa de azeite, manjericão, orégano, salsinha e um dente de alho. Armazenar o tomate seco em um pouco de óleo na quantidade até cobrir os tomates secos. Reservar.
Massa
Peneirar o trigo, fazer um vulcão e colocar um ovo e duas gemas e misturar até ficar uma massa homogênea (Se a massa ficar muito seca, Colocar uma ou duas colheres de água para a massa ficar mais macia). Sovar a massa até ficar lisa. Fazer uma bola, envolver em plástico filme e deixar descansar por 30 minutos.
Polvilhar a mesa com trigo, esticar a massa com rolo até ficar na espessura de dois milímetros cortar em tiras retangulares de 30 cm de comprimento x 10 cm largura. Distribuir o recheio (metade de queijo de búfala e metade de tomate seco) na primeira metade dos 10 cm dando espaço de dois dedos entre um e outro. Umedecer a outra extremidade da massa e fechar para formar os raviólis. Tirar o ar, cortar em quadrados e fechar todos os lados da massa com a ajuda de um garfo, pressionando a massa.
Após a massa pronta, mergulhar os raviólis numa panela com água e sal fervendo, aquecer no fogo por no máximo 1,5 minuto para os raviólis não abrirem. Escorrer e colocar o molho previamente aquecido por cima e servir.
Molho
Colocar duas colheres de manteiga sem sal na frigideira, derreter e adicionar orégano, manjericão e salsinha desidratam. Aquecer levemente com as ervas e jogar por cima.
Monte o prato de acordo com a sua criatividade!
Rendimento: porção para duas pessoas.
Sugestão para harmonização com molho pesto e folhas de manjericão
Brigadeiro de Crème Brûlée Marajoara – Morbachs Doces e Salgados
Ingredientes:
*395g de leite condensado
*25g de creme de leite
*120g de queijo do Marajó ralado grosseiramente
Modo de preparo:
Misture o leite condensado e o creme de leite. Em seguida, leve ao fogo até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e misture o queijo do Marajó ralado. Unte um recipiente raso (prato) deixe esfriar, depois de frio, enrolar os brigadeiros e passar no açúcar cristal de sua preferência.
Arrume os brigadeiros separadamente, para maçaricar os brigadeiros, tomando cuidado para não escurecer muito, e para não amargar, mas caramelize no ponto além do dourado.
Banoffee Paraense – Garfo Gourmet
Ingredientes:
*200g farinha de castanha caju
*100g manteiga
*400g doce de leite
*2 bananas nanica
*Queijo de búfala ralado (a gosto)
Modo de preparo:
Massa
Misturar bem, numa vasilha, a farinha de castanha de caju com a manteiga. Por na forma. Levar ao forno por 7 minutos. Reservar. Esfriar.
Montagem
Com a massa fria espalhar doce de leite. Depois queijo ralado. Banana em fatias. Mais queijo ralado e levar pra geladeira.
Opção para substituir a farinha de castanha
(bolacha maisena)
Ingredientes:
*200g de bolacha maisena
*100g manteiga
Modo de Preparo:
Bater a bolacha no liquidificador e misturar com manteiga em temperatura ambiente. Levar ao forno por 7 min. O restante é igual à receita acima.
Sugestão para harmonização com frutas secas e castanhas
Sobre Queijaria Fazenda São Victor
Desenvolvida em 2006 por meio do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Queijo do Marajó, conquistou certificado de qualidade artesanal do produto. Detentora do selo 013 no segmento de produto artesanal no Pará, com a produção do Queijo Marajó Tipo Creme, conquistou premiações expressivas na categoria laticínios, entre elas o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, Prêmio Queijo do Brasil, como o “Bronze” na III Edição, o ’Super Ouro” na IV Edição, e “Ouro” na V Edição. Emplacou também, com a categoria “Prata”, na IV Edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França. Conquistou ainda, o Selo Arte, permitindo a comercialização interestadual.
Informações de serviço:
Queijaria Fazenda São Victor
Endereço: Margem direita do Rio Paracaury – Salvaterra/Marajó – PA
Contato: (91) 99166-0284
Mídias Sociais: @
Graziella Dolce & Pasta
Endereço: Av. Magalhães Barata, 62. Vila Container. Belém -PA
Contato: (91) 98259-0669
Facebook: @grazielladolcepasta
Instagram: @ grazielladolcepasta
Sobre Edilene Morbach
Empreendedora da área da gastronomia há mais de 30 anos, com formação em cozinha industrial e confeitaria. Apaixonada por combinações de sabores que provoquem sensações surpreendentes ao paladar.
Informações de serviço:
Marbachs Doces e Salgados
Endereço: Tv. Humaitá, n.1897.
Contato: (91) 99117-4586 / 9806-7703 / 99233-6828
Mídias Sociais: @morbachsdocesesalgados
Sobre o Chef Zé Brasil
O Chef Zé Brasil formado pela Vancouver Community College, no Canadá. O principal objetivo do gastrônomo é desenvolver a culinária simples e descomplicada, para possibilitar que se faça pratos saborosos, bonitos, saudáveis, rápidos, e principalmente, sem precisar gastar muito.
https://www.garfogourmet.com.
Informações de serviço:
Contato: (11) 96306-6068
E-mail: contato@garfogourmet.
Mídias Sociais: @garfogoumert
Nenhum comentário:
Postar um comentário