O líder nazista Adolf Hitler, em ‘Arquitetura da Destruição’ (Foto: Divulgação/Canal Curta!)
Ligação do nazismo com as artes é abordada em documentário, no Curta!
O documentário “Arquitetura da Destruição” mostra a relação de Adolf Hitler com as artes e a arquitetura. Muito antes de chegar ao poder, sendo nomeado chanceler pelo presidente Paul von Hindenburg, o Führer já manifestava o desejo de seguir uma carreira nas artes plásticas. Tentou duas vezes ingressar na Academia de Belas Artes de Viena, mas foi rejeitado. Em sua juventude, produziu pinturas e gravuras que, anos depois, foram utilizadas como modelo de obras arquitetônicas durante o nazismo.
Hitler era admirador das artes clássicas grega e romana, que ele julgava estarem livres de influências judaicas. Para ele, a arte deveria visar a um ideal de beleza e perfeição. Assim, o ditador iniciou uma forte perseguição aos artistas modernistas, dando às obras deles a alcunha de “arte degenerada”. Na visão nazista, as artes seriam fortes aliadas na construção estética e ideológica de uma política que estaria disposta a eliminar os que não se enquadravam nesse ideal do que é belo e virtuoso para a sociedade.
O documentário “Arquitetura da Destruição”, dirigido e roteirizado por Peter Cohen, é dividido em três partes que serão exibidas em sequência durante a programação do Curta!. A exibição das três partes do documentário é na Sexta da Sociedade, 13 de novembro, a partir das 21h45.
PROMO: https://youtu.be/fh2TUVpDSh4
Sobre o Curta!
O canal Curta! é um canal brasileiro que aprovou e viabilizou, através do fundo setorial, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Grande parte do conteúdo esta disponível também no Curta!ON, no Now e na plataforma Tamanduá.tv.br.
Siga o Curta! nas redes sociais: www.instagram.com/canalcurta,
Nenhum comentário:
Postar um comentário