Confira a programação do projeto #JHSPOnline do dia 19 a 03 de dezembro.
Japan House São Paulo: |
Japan House São Paulo: |
Japan House São Paulo: |
Nesta quinzena, a programação digital segue trazendo conteúdos relacionados à cultura japonesa. Entre os destaques, a instituição amplia o conhecimento sobre o universo musical japonês com apresentações inéditas de Akira Sakata, Tomoko Sauvage e Kiki Hitomi
São Paulo, novembro de 2020 – Por meio do projeto #JHSPONLINE, a Japan House São Paulo – mesmo após a reabertura de sua sede física - segue apresentando
Iniciando a quinzena, a instituição ressalta a importância da música japonesa trazendo três apresentações inéditas e exclusivas para o público brasileiro na série JHSPlay, que neste primeiro momento, conta com a curadoria do produtor e diretor artístico Chico Dub. As apresentações acontecem nos dias 19 e 27 de novembro e 03 de dezembro, com os músicos Akira Sakata, Tomoko Sauvage e Kiki Hitomi, nomes de destaque no cenário musical nipônico e internacional. As ações acontecem sempre às 20h, no canal do YouTube da Japan House São Paulo.
A estreia (19/11) será com o saxofonista e multi-instrumentista Akira Sakata que, desde a década de 1960, é figura importante nas cenas de jazz e música criativa. Na apresentação inédita, ele traz todas suas referências musicais para o público brasileiro. A segunda exibição da série (27/11), destaca Tomoko Sauvage, que fará uma composição musical relacionada à performance, combinando diversos elementos eletrônicos. Para finalizar a série exclusiva (03/12), a instituição apresenta a cantora, compositora e alquimista sônica japonesa, Kiki Hitomi. Com uma sonoridade psicodélica, Hitomi funde o estilo tradicional japonês Minyo e o mistura com dancehall jamaicano, footwork, dub, techno, ritmos tribais e trilhas sonoras de videogames, como o Super Nintendo.
No dia 20 de novembro, um novo episódio sobre a mitologia japonesa marca presença na programação. A instituição segue a abordagem sobre o Yokai - personagens relativos às figuras sobrenaturais de grande variedade e importância no imaginário japonês, que são muitas vezes entendidos como espíritos.
No sábado, dia 21, acontecem duas atividades online sobre as exposições vigentes na Japan House São Paulo, promovidas pela equipe de educativo da instituição. Às 14h, a “Conhecendo Japonésia, de Naoki Ishikawa” destaca os elementos e temas presentes no trabalho do fotógrafo Naoki Ishikawa, por meio de um olhar mais atento para algumas das fotografias presentes na exposição. Já às 16h, é a vez de “Conhecendo O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”, que propõe um passeio virtual pela alegria, o colorido e a exuberância dos vestidos de Tomo Koizumi, além de apresentar as influências que marcam os carreira do estilista japonês. Os encontros, que acontecem no Zoom, se repetem no dia 28 de novembro e a participação gratuita e aberta a todos, independe de ter visitado as exposições.
Inspirados pela exposição do estilista Tomo Koizumi, intitulada como "O fabuloso universo de Tomo Koizumi" que está em cartaz na Japan House São Paulo até o dia 10 de janeiro de 2021, a instituição preparou um vídeo educativo que vai ao ar em 23 de novembro. Em Flores de Papel, o público poderá explorar cores, formas e volumes, estimulando a criatividade. E por falar em explorar, dia 24 de novembro, às 16h, acontece o encontro inédito do “Conversas com o Educativo” sob o título ‘O lugar no Japão: Entre a fotografia e a gravura’ que relata sobre as paisagens das fotografias do artista explorador Naoki Ishikawa - em exposição com a mostra "Japonésia" no segundo andar da Japan House São Paulo. Considerado um dos jovens artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão, ele revela por meio de suas fotografias analógicas, as particularidades do arquipélago nipônico ressaltando diversidades de paisagens e riqueza cultural. Em um interessante paralelo, a conversa traz à mesa algumas gravuras japonesas do ukiyo-e, gênero de xilogravura e pintura que prosperou no Japão entre os séculos XVII e XIX. As fotografias e gravuras serão discutidas para pensar sobre a representação das paisagens do arquipélago japonês a partir da forte relação com a natureza e com a passagem do tempo.
O quadro Conversas JHSP retorna à programação no dia 25 de novembro, às 19h, no Instagram da instituição. Nesta edição, Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, conversa com o estilista Alexandre Herchcovitch. Influenciada pela exposição “O Fabuloso universo de Tomo Koizumi”, em cartaz na exposição, a conversa destacará a moda japonesa e as vivências de Herchcovitch no país nipônico.
Para os amantes de leitura, o "Clube de Leitura" prevê a realização de encontros com a curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e considera livros traduzidos diretamente do japonês para o português para ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. No dia 26 de novembro, o livro abordado será "A Casa das Belas Adormecidas", de Yasunari Kawabata, que recebeu o Prêmio Nobel de 1968 e é considerado um dos representantes máximos da literatura japonesa do século XX. O encontro contará com a participação do escritor e artista Alberto Martins, ganhador do prêmio Jabuti.
E para encerrar o mês de novembro com gastronomia, vai ao ar no dia 30/11. o passo a passo em um vídeo com Rodolfo Vilar, um dos idealizadores do projeto social A.Mar Pesca Artesanal (que visa resgatar variadas técnicas de conservação aos pescadores da região do Bonete, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo). O conteúdo destaca o Karasumi e o Shiokara – iguarias japonesas feitas a partir de ovas de tainha -, cujos processos são bastante tradicionais.
Confira abaixo a programação completa entre 19/11 e 03/12:
19 de novembro – Quinta-feira, às 20h, YouTube JHSP
JHSPlay
A estreia (19/11) será com o saxofonista e multi-instrumentista Akira Sakata que, desde a década de 1960, é figura importante nas cenas de jazz e música criativa. Na apresentação inédita, ele traz todas suas referências musicais para o público brasileiro.
20 de novembro – Sexta-feira
Yokai são seres japoneses sobrenaturais, muitas vezes entendidos como espíritos. São figuras muito importantes do imaginário japonês, existindo uma grande variedade. A Japan House São Paulo abordará alguns desses personagens, trazendo informações sobre sua mitologia e características. Para o último conteúdo da série, o famoso yokai Kappa será abordado.
21 de novembro – Sábado, às 14h
Conhecendo Japonésia, de Naoki Ishikawa”
A atividade online destaca os elementos e temas presentes no trabalho do fotógrafo Naoki Ishikawa, por meio de um olhar mais atento para algumas das fotografias presentes na exposição. Link para participação: http://bit.ly/japonesia_online
21 de novembro – Sábado, às 16h
“Conhecendo O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”
Propõe um passeio virtual pela alegria, o colorido e a exuberância dos vestidos de Tomo Koizumi, além de apresentar as influências que marcam os carreira do estilista japonês. Link para participação: http://bit.ly/koizumi_online
23 de novembro – Segunda-feira
Vídeo Educativo - Flores de papel
Vídeo com a equipe do educativo da instituição onde os participantes poderão explorar cores, formas e volumes enquanto aprendem a fazer flores de papel, inspirado na exposição do estilista Tomo Koizumi em cartaz na JHSP.
24 de novembro – Terça-feira, às 16h
Conversas com o Educativo: ‘O lugar no Japão: Entre a fotografia e a gravura’
Realizando um paralelo entre a exposição Japonésia, do fotógrafo Naoki Ishikawa, a atividade traz à mesa algumas gravuras japonesas do ukiyo-e, gênero de xilogravura e pintura que prosperou no Japão entre os séculos XVII e XIX. As fotografias e gravuras serão discutidas para pensar sobre a representação das paisagens do arquipélago japonês a partir da forte relação com a natureza e com a passagem do tempo. Link para participação: https://bit.ly/LugarNoJapao
25 de novembro – Terça-feira, às 19h, Instagram da JHSP
Conversas JHSP com Alexandre Herchcovitch
Nesta edição, Natasha Barzaghi Geenen (diretora cultural da Japan House São Paulo), conversa com o estilista Alexandre Herchcovitch. Influenciada pela exposição “O Fabuloso universo de Tomo Koizumi”, em cartaz na exposição, a conversa destacará a moda japonesa e as vivências de Herchcovitch no país nipônico.
26 de novembro – Quinta-feira, às 19h
Clube de Leitura - A Casa das Belas Adormecidas, @Yasunari Kawabata
O Clube de Leitura prevê a realização de encontros com a curadoria de Natasha B. Geenen, diretora cultural da JHSP e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e vai considerar livros traduzidos diretamente do japonês para o português para ampliar o acesso dos brasileiros a esse universo literário. A ideia é que os participantes tenham uma discussão informal com a mediação de Paulo Werneck, Natasha B. Geenen e um convidado especialista no assunto da vez.
27 de novembro, às 20h, YouTube JHSP
JHSPlay
Esta transmissão destaca Tomoko Sauvage, que fará uma composição musical relacionada a performance, combinando diversos elementos eletrônicos.
28 de novembro – Sábado, às 14h
Conhecendo Japonésia, de Naoki Ishikawa”
A atividade online destaca os elementos e temas presentes no trabalho do fotógrafo Naoki Ishikawa, por meio de um olhar mais atento para algumas das fotografias presentes na exposição. Link para participação: http://bit.ly/japonesia_online
28 de novembro – Sábado, às 16h
“Conhecendo O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”
Propõe um passeio virtual pela alegria, o colorido e a exuberância dos vestidos de Tomo Koizumi, além de apresentar as influências que marcam os carreira do estilista japonês. Link para participação: http://bit.ly/koizumi_online
30 de novembro – Segunda-feira
Karasumi e Shiokara por Projeto A.Mar Pesca Artesanal
Nesse vídeo, Rodolfo Vilar, um dos idealizadores do projeto social A.Mar Pesca Artesanal, mostrará o passo a passo do Karasumi e Shiokara, alimentos feitos ao se salgar as ovas de tainha. Seu projeto visa resgatar variadas técnicas de conservação aos pescadores da região do Bonete, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.
03 de dezembro, às 20h, YouTube JHSP
JHSPlay
Para encerrar a série, a instituição apresenta a cantora, compositora e alquimista sônica japonesa, Kiki Hitomi. Com uma sonoridade psicodélica, Hitomi funde o estilo tradicional japonês Minyo e o mistura com dancehall jamaicano, footwork, dub, techno, ritmos tribais e trilhas sonoras de videogames, como o Super Nintendo.
Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:
Site: https://www.japanhousesp.com.
Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/
Instagram: @japanhousesp
Twitter: //twitter.com/japanhousesp
Youtube: www.youtube.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news