quinta-feira, 1 de outubro de 2020

 

promove o curso Classe de Excelência do maestro Ricardo Rocha, da Cia. Bachiana Brasileira
As aulas serão on-line via Google Meet nos dias 13 e 15 de outubro
                                                                                                
O maestro da Cia. Bachiana Brasileira, Ricardo Rocha é o convidado da Escola Internacional de Arte e Música Studio Vitta, para o curso “ Classe de Excelência”, a ser realizado nos dias 13 e 15 de outubro, às 14h, via plataforma Google Meet. Serão dois encontros com três horas e meia de duração cada. A abordagem terá como foco Os Princípios da Análise Estrutural e da Regência por Estruturas, tendo como objeto de trabalho o 1º. movimento da Quinta Sinfonia de Beethoven, em dó menor, opus 67. Os alunos poderão se inscrever de duas maneiras para o curso:

 
- Alunos da Classe de Excelência composta por pessoas pré-selecionadas pelo Professor Convidado e pela Direção da Escola.  Os alunos que desejarem compor esta classe deverão realizar a aquisição do ingresso (matrícula),  encaminhando uma gravação em vídeo contendo a execução musical (regência) de uma obra de livre escolha. Enviar o vídeo para cesar.rocha@studiovitta.com.br
Maiores informações aqui
 
 
- Alunos da Turma de Imersão composta pelas demais pessoas inscritas. Para esta inscrição não há pré-requisito para participação. Maiores informações neste link
 
Sobre o evento: acesse o site www.studiovitta.com.br
 
 
Sobre o maestro e diretor musical Ricardo Rocha

"The Magical Sound-Sorcerer / “Ricardo Rocha, the world ambassador for the classical music of Brazil”  Título da matéria de página inteira, com fotos frente à Orquestra Sinfônica de Bamberg, da  revista trimestral européia “Drive”, em inglês, francês e alemão - (jan/2001).

Formação

Possui os títulos de Kappellmeister, pós-graduação em Regência pela Escola Superior de Música da Universidade de Karlsruhe, Alemanha, onde estudou com Andreas Weiss (Concertos Sinfônicos) e Erich Wächter (Ópera), e de Mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Roberto Duarte. Participou ainda de inúmeros cursos de extensão no Brasil e no exterior.

Atuação

Fundou e é Diretor Musical da Sociedade Musical Bachiana Brasileira, Orquestra e Coro, desde 1986. Foi diretor da área sinfônica, maestro e professor de Regência  em vários Festivais Internacionais no Brasil, como os em Campos dos Goytacazes (Inverno, FEMÚSICA, 2001 a 2005) e em Brasília (Verão, CIVEBRA, 2006, 2011, 2012 e 2014). 

Na Alemanha: criou e dirigiu por 11 anos (1989 a 2000) o ciclo “Brasilianische Musik im Konzert” para a difusão da música sinfônica brasileira, atuou também frente à Sinfônica de Bamberg, Filarmônica da Turíngia, Filarmônica de Südwestfalen e Sinfônica de Baden-Baden. Na Argentina foi regente residente para a realização de diferentes programas frente à Orquesta Sinfónica Nacional de Cuyo, em Mendoza. 

No Brasil: foi regente titular da Orquestra Sinfônica da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso (1992-94) e da Orquestra Sinfônica e Coro da Escola de Música da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais (1994-96), onde também foi Professor de Regência.  Como convidado, regeu grandes orquestras brasileiras como a OSB, OSTM-SP, OSMG, OPES, OSN-UFF, OSBJ e a OJB - Orquestra Jovem do Brasil.

Recebeu o título de Comendador pelo Poder Judiciário, da Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho, TRT da 23ª. Região (1994).

Classe privada

Possui classe de Regência de Concertos Sinfônicos e Ópera no Rio  de Janeiro há mais de 20 anos,  tempo em que formou mais de duas dezenas de alunos regulares, entre dois a até dez anos de estudo.  Todos seguiram carreira como regente profissional;

Gravações, livros, ensaios, cursos e palestras

Teasers: breve painel de vídeo-gravações ao vivo em Playlist, com a regência de diferentes obras, compositores, formas musicais e estilos de época:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLSc6hZ7zLOW2en8Q75nYW1quFQpaBdq_s

Gravou inúmeros programas de TV e rádio, 7 CDs, 4 DVDs, mais de 70 vídeos e áudios no YouTube. É autor dos livros “Regência, uma arte complexa” (2004) e “As Nove Sinfonias de Beethoven – uma Análise Estrutural” (2013); Professor em Masterclasses e cursos de pós-graduação em História da Música na Faculdade São Bento (2000 a 2017), e no Conservatório Brasileiro de Música, 2013-2017). Rocha é também ensaísta, palestrante e professor de História da Música, Formas Musicais e Análise Estrutural.

www.maestroricardorocha.com


Nenhum comentário: