Neste domingo, dia 18, às 15h, a StandWithUs Brasil oferece, em parceria com o MIS-SP, e com o apoio da Confederação Israelita do Brasil, CONIB, a exibição do documentário “Esse viver ninguém me tira", que reconstrói a história de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), brasileira que trabalhava no Consulado do Brasil em Hamburgo, na Alemanha, de 1936 a 1942.
De lá, Aracy – conhecida como o Anjo de Hamburgo - ajudou muitos judeus a entrarem ilegalmente no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas e, graças a esse esforço, foi considerada “Justa entre as Nações” pelo Yad VaShem, memorial oficial de Israel para lembrar as vítimas judaicas do Holocausto, título dado a não judeus que ajudaram a proteger vítimas do regime nazista. Aracy foi casada com o escritor brasileiro Guimarães Rosa, que era diplomata na época.
O documentário tem direção de Caco Ciocler, que refletiu sobre sua identidade judaica durante o processo de filmagem, narrativa que foi incorporada ao longa. Caco conversará com a audiência, ao vivo, pelo canal do MIS no YouTube, após a exibição do filme, a partir das 17h.
A exibição será dentro da programação do CineCiência, com curadoria de José Luiz Goldfarb e participação de Sabrina Abreu, jornalista, escritora e diretora de Comunicação e Cultura da StandWithUs. A StandWithUS Brasil é uma ONG dedicada a educar sobre Israel e Oriente Médio, combatendo extremismos e mitigando preconceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário