FESTIVAL A VIDA NO CENTRO 2020 LEVARÁ UM POUCO DA HISTÓRIA, DA CULTURA E DA GASTRONOMIA DO CENTRO DE SÃO PAULO PARA A CASA DAS PESSOAS, EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, NOS DIAS 19 E 20 DE SETEMBRO
Chico César ao vivo no Mirante do Martinelli, aulas de gastronomia com Luiz Campiglia, chef e proprietário do Paribar, endereço icônico nas décadas de 50 a 70, reaberto em 2005, e Lilian Varella do irreverente Drosophyla Bar, sediado em um casarão construído em 1920 e tombado pelo Patrimônio Histórico, estão entre as atrações que vão se apresentar em alguns dos locais mais icônicos do Centro Histórico. Público poderá acompanhar toda a programação, online e gratuitamente, nas redes sociais.
São Paulo, setembro de 2020. Nos próximos dias 19 e 20 de setembro, a 2ª edição do Festival A Vida no Centro levará um pouco da história, da cultura e da riqueza arquitetônica e turística do centro de São Paulo para a casa das pessoas, em qualquer lugar do mundo. O evento, totalmente online, contará com atrações que se relacionam com locais icônicos da cidade como o Edifício Matarazzo, Edifício Martinelli, Minhocão e Praça Roosevelt. Na programação, estão aulas de dança, yoga e de gastronomia, espetáculos de teatro, debates sobre as mudanças no modo de vida urbano no pós-pandemia e uma apresentação do cantor e compositor Chico César.
Idealizado e realizado pela plataforma A Vida no Centro e pela agência CoPlayers Comunicação, o Festival A Vida no Centro estreou no calendário de eventos de São Paulo, em 2019, com o propósito de reconectar a região com a cidade, incentivando a visitação da população e dos turistas. Com o distanciamento social, a programação desse ano foi inteira repensada para transmissão via streaming, mas, mantendo sua essência de valorizar a cultura, a diversidade, o senso de comunidade e o pertencimento.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, da plataforma Fitness Channel e da SP Escola de Teatro, o evento focará esforços na arrecadação de recursos para a Associação Franciscana de Solidariedade (Sefras) cujo trabalho de assistência a pessoas em situação de rua, nas imediações do Largo São Francisco, tem sido fundamental para, ao menos, amenizar os impactos da pandemia do Covid-19 na região.
O evento abre no sábado (19), às 11h, com uma aula de balé para todos no Pátio do Colégio e tours guiados pelo Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura Municipal de São Paulo, e pelo Anhangabaú, num tour online que contará a história da região desde quando era apenas a várzea de um córrego até as transformações que sofreu durante o século 20 e os dias atuais.
Na parte da tarde, o Diálogos A Vida no Centro faz uma discussão sobre o futuro das cidades no pós-pandemia. Na ocasião haverá o lançamento do report de tendências A Casa e a Cidade - Impactos da pandemia na vida urbana, tendências e insights, produzido pela plataforma A Vida no Centro, seguido de um debate com especialistas.
A programação do primeiro dia contará ainda com uma aula de yoga no mirante do Martinelli, seguido de show acústico do músico Chico César, no mesmo local. Chico César, um nordestino que escolheu São Paulo para viver, vai contar um pouco da relação que tem com a cidade, onde compôs a maior parte de sua vasta produção musical. O show terá uma atmosfera poética e intimista. Será um momento especial capaz de tocar corações e mentes durante este duro momento da pandemia, aproveitando a chegada da primavera para transmitir uma mensagem de esperança e afeto por meio dos múltiplos brasis representados pela voz de Chico César.
Para o público que está saudoso de visitar pessoalmente os prédios históricos, fechados desde meados de março, uma oportunidade única de ver o Centro de São Paulo de um ângulo diferente.
Entre as atrações de domingo, estão uma aula de funcional cadeirante e o espetáculo Esparrama na Janela, encenado pelo grupo Esparrama numa janela no Minhocão, especialmente para o público mirim, seguido de um bate-papo com os artistas, pelas redes sociais. A efervescente cena gastronômica da região também ganhará destaque, com dicas de receitas de duas das casas mais tradicionais da metrópole.
Luiz Campiglia, chef e proprietário do emblemático Paribar, na Praça Dom José Gaspar , mostrará o passo a passo de um dos pratos que estará no novo cardápio do seu restaurante, endereço icônico nas décadas de 50 a 70 e reaberto em 2005. Já a empresária Lilian Varella, fundadora do Drosophyla, vai preparar um dos drinques clássicos do bar, instalado em um casarão construído em 1920 e tombado pelo Patrimônio Histórico, ao lado da Praça Roosevelt.
A premiada companhia teatral paulistana Os Satyros, primeiro grupo de teatro brasileiro a conceber espetáculos para as plataformas virtuais, explorando as possibilidades cênicas, de luz e movimento, oferecidas pelas suas múltiplas janelas, fará duas apresentações gratuitas, especialmente para o Festival A Vida no Centro - no sábado, às 21h, a peça A Arte de Encarar o Medo será seguida de papo com o elenco e, no domingo, o espetáculo Todos os Sonhos do Mundo, com Ivam Cabral, encerra a programação.
“Neste momento em que as pessoas não podem visitar seus lugares preferidos, queremos levar um pouco do Centro para a casa das pessoas, mostrando locais que são parte da história e da cultura de São Paulo”, diz Clayton Melo, cofundador da plataforma A Vida no Centro.
“Como o evento é online, ele permite uma acessibilidade muito maior, com a participação tanto de quem não mora na cidade como de pessoas com dificuldade de locomoção. Todo mundo em casa, em segurança, e conectado”, diz Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro.
“O Festival quer intensificar a conexão da população e dos turistas com o Centro e, com isso, gerar maior interesse da iniciativa privada pela região onde São Paulo nasceu e continua abrigando boa parte do patrimônio histórico da cidade e do país”, acrescenta Gê Rocha, da CoPlayers Comunicação.
SOBRE A VIDA NO CENTRO
Fundada em 2017, A Vida no Centro nasceu com a missão de engajar a população com a efervescente vida cultural da região. Hoje uma referência em conteúdo voltado à face inovadora e criativa do coração da metrópole, o portal jornalístico conta com um núcleo de pesquisa de tendências e contabiliza projetos de sucessos em diversos formatos - textos, webseries, podcasts e eventos. O conteúdo pode ser acessado no portal www.avidanocentro.com.br
SERVIÇO:
Festival A Vida no Centro 2020
Quando - 19 e 20 de setembro – sábado e domingo
Programação
Sábado - 19 de setembro
11h – Aula balé para todos no Pátio do Colégio - Fitness Channel
12h – Tour online no Edifício Matarazzo, com destaque para o jardim do terraço
13h – Tour virtual A História do Anhangabaú – Zeca Nunes
15h-16h30 – Diálogos A Vida no Centro – Apresentação do report de tendências A Casa e a Cidade - Impactos da pandemia na vida urbana, tendências e insights, seguido de debate sobre o futuro das cidades e do modo de vida urbano pós-pandemia
17h - Aula de yoga no terraço do Martinelli com Isaias Vieira – Fitness Channel
19h - Pocket show Chico César acústico no terraço do Martinelli
21h – Espetáculo de teatro digital A Arte de Encarar o Medo – Os Satyros – seguido de papo com o elenco
Domingo – 20 de setembro
9h – Aula funcional cadeirante - Fitness Channel
10h – Aula de HIIT na Praça Roosevelt - Fitness Channel
10h – Tour Centro Histórico com Olavo Medeiros @omelhordesampa
11h – Aula de gastronomia online – Paribar
12h – Aula de drinques online – Drosophyla
15h - Tour virtual ao terraço do Martinelli
16h-17h30 – Infantil - Teatro Esparrama na Janela – seguido de um bate-papo ao vivo nas redes sociais
20h – Todos os Sonhos do Mundo, monólogo com o ator Ivam Cabral – Os Satyros – seguido de papo com o ator e autor da peça e os organizadores do festival
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news