A junção das artes plástica e contemporânea faz do trabalho de Marcelo Kovalev, artista plástico alcançando reconhecimento nacional e internacional, algo único. Com obras em FineArt, em locais como Estados Unidos e Europa, o artista exalta, em suas criações, rostos de mulheres. A inspiração vem da infância de Kovalev que, atualmente, também participa de eventos de arte no Brasil.
Rostos expressivos, carregados de traços marcantes, são uma das marcas nos quadros de Kovalev. Um dos conceitos desenvolvidos pelo artista, presente em diversas criações, é o chamado “Valorizando o desvalorizado”. Trata-se da exaltação de características que sofrem algum tipo de preconceito na sociedade, como pessoas pretas e albinas.
“Normalmente, eu gosto de retratar aqueles que antes sofriam bullying por ter sardas, ou por serem albinos, ou por ser preto e de origem africana. Alio essa característica ao fato de utilizar minhas próprias técnicas e não seguir aqueles que ditam o certo ou errado”, ressalta Kovalev.
O conceito criado pelo artista plástico e contemporâneo fica explícito nas séries “Inoffensive” e “Royal Soul”. Enquanto uma traz as características de pessoas albinas, de maneira minimalista e expressiva, a outra exalta a beleza e cultura de mulheres negras africanas. A elas, símbolos do fashion luxo e da realeza são retratados de maneira a empoderar as pessoas que os rostos representam.
Apesar de não seguir uma técnica específica para criação, o trabalho de Kovalev passa por um processo que mistura óleo sobre tela e intervenção digital. “Trabalho com desenhos, pinturas em geral, como esboço, e depois a arte é digitalizada e trabalhada com intervenção digital. Dessa forma, eu consigo criar toda uma serie”, explica.
Kovalev iniciou a carreira desenhando para algumas empresas. Entretanto, em 2018, passou a assinar o trabalho de maneira autoral. Mais uma vez, as vivências pessoais do artista afloraram nas criações, ao pintar rostos de mulheres nas suas obras. “Eu cresci com minha mãe e duas irmãs, então, a figura feminina esteve muito presente na minha criação. E, por isso, essa é minha maior referência hoje”, explica.
Trabalho
Kovalev tem a curadoria de seu trabalho realizada pela Sérgio Gonçalves Galeria, um importante espaço de arte contemporânea no Brasil. Desde quando começou a assinar o próprio trabalho, o artista já esteve presente em mais de 15 eventos. Entre os mais importantes, é possível destacar a SP-Arte Viewing Room – a principal exposição de arte da América Latina.
“Eu também já estive presente na ArtBasel de Miami, nos Estados Unidos. O evento internacional que toma conta praticamente toda a cidade de Miami e é um marco na minha trajetória como artista contemporâneo e me marcou bastante”, celebra Kovalev.
Também no Brasil, Kovalev está presente nas mostras de design e arte da Artefacto. Obras das séries “Royal Soul” e “Inoffensive” compõem os ambientes sofisticados, apresentados ao público pela rede de artigos de casa e decoração.
Sobre as telas comercializadas, a mostra da Artefacto da cidade de João Pessoa concentra a única peça da série Royal Soul LV ainda à venda. “Cada quadro tem uma tiragem limitada de cinco reproduções em FineArt. Dessa forma, é algo bastante exclusivo”, explica Kovalev.
Atualmente, o artista está trabalhando na primeira coleção em grande e médio formatos a óleo. As peças têm previsão de estar disponíveis para aquisição em breve, após exposições e feiras de arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário