Casal de pesquisadores explica o poder da imagem em vídeos polêmicos, críticos e reflexivos
O Prof. Dr. Jack Brandão e a jornalista Mariana Mascarenhas exploram os diversos temas para mostrar como somos influenciados pela imagem, a partir de um extenso trabalho de pesquisa
Você está tendo sonhos estranhos durante a quarentena? Pois saiba que não é o único! Está se sentindo culpado(a) por produzir pouco neste período de isolamento? Relaxa! Não há por que se sentir assim. Já não aguenta mais acompanhar o número de mortes diárias pela COVID-19 nos noticiários e deseja romper a quarentena? Há uma explicação para isso. Esses e outros questionamentos são trazidos, de forma dinâmica e ilustrativa, pelo Prof. Dr. Jack Brandão, pesquisador imagético, e pela jornalista Mariana Mascarenhas em seu canal no YouTube Imagens em Foco, que consiste em mostrar o poder imagético na sociedade, sob os mais variados prismas.
Toda semana, ambos lançam vídeos diferenciados, em que analisam temas cujo enfoque é a questão das imagens, como as presentes em sonhos estranhos, ocorridos nestes tempos de pandemia; a indiferença gerada pelo excesso de imagens de tragédias; a cobrança excessiva fomentada pelas redes sociais em sermos produtivos nesta quarentena; a mudança no visual feminino no começo do século XX, como reflexo de uma grande modificação do papel da mulher na sociedade, entre muitos outros, sempre em torno da relação imagética com o ser humano.
Em cada edição, buscam trazer curiosidades, demonstrando que, quando o assunto é imagem, nem sempre aquilo que parece estar diante de nossos olhos é, efetivamente, o que parece ser! Confuso, né? Sim, as imagens têm muito mais a nos revelar do que possamos imaginar. “Há, inclusive, abordagens que acabam se tornando polêmicas como é o caso de um vídeo que produzimos sobre a imagem construída de Maria Madalena, uma das mulheres mais representadas da história. Embora tenha sido considerada santa pela Igreja Católica, é vista por muitos, até hoje, como prostituta, influenciados por determinadas construções imagéticas”, afirma Brandão.
Segundo o professor, o vídeo, rapidamente, obteve milhares de visualizações gerando uma série de comentários e até mesmo debates sobre a questão levantada. E é justamente este o propósito do professor e da jornalista: suscitar o pensamento crítico em seu público. “Cada edição é resultado de um extenso trabalho de pesquisa a respeito do tema, pois sempre temos o cuidado de ressaltar todos os prismas do assunto abordado, já que o objetivo não é oferecer respostas, mas levar àqueles que nos assistem a formular suas próprias respostas. Afinal, não existe uma verdade absoluta, mas opiniões geradas a partir daquilo que absorvermos e da formação que possuímos”, afirma Mariana.
A ideia do canal foi uma forma encontrada pelo casal para expandir os trabalhos de pesquisa do Centro de Estudos Logo-imagéticos CONDES-FOTÓS, dirigido e fundado por Brandão e assessorado por Mariana, principalmente nestes tempos de pandemia. De acordo com o pesquisador, o Centro de Estudos consiste, basicamente, num laboratório de imagens. Seus membros são constituídos por pesquisadores acadêmicos de diferentes áreas focados em tecer reflexões teóricas e práticas em torno da construção, da recepção e da refração imagética na sociedade, produzindo artigos, livros, ensaios, exposição, entre outras produções.
Quem quiser conhecer o canal, basta acessá-lo clicando aqui
Para conhecer mais o trabalho do Centro de Estudos Logo-imagéticos CONDES-FOTÓS, clique aqui
Sobre o Prof. Dr. Jack Brandão:
Doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor do Centro de Estudos Logo-imagéticos CONDES-FOTÓS Imago Lab, editor da Lumen et Virtus, Revista interdisciplinar de Cultura e Imagem, pesquisador sobre a questão imagética em diversos níveis, como nas artes pictográficas, escultóricas e fotográficas.
Sobre Mariana Mascarenhas:
Jornalista. Mestra em Ciências Humanas pela UNISA. Especialista em Comunicação Organizacional. Pesquisadora da Comunicação. Desenvolveu projeto de pesquisa dedicado a estudar o papel do público midiático a partir de um novo estudo interdisciplinar das Teorias da Comunicação, assessoria de comunicação e pesquisadora do Centro de Estudos Logo-imagéticos CONDES-FOTÓS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário