Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil/Maio Laranja
|
O abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes precisa ser combatida todos os dias. No entanto, 18 de maio foi definido, pela Lei 9.970/00, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. A data remete ao crime cometido contra Araceli, uma menina, de apenas oito anos de idade, abusada sexualmente e brutalmente assassinada, neste dia, no ano de 1973. O tema também é destaque por meio da campanha Maio Laranja.
Em Tijucas, desde 2005, o Projeto Ciranda, capitaneado por professores e alunos dos cursos de Direito e de Pedagogia do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Tijucas, promove oportunidades para que crianças da região possam comunicar-se sobre o tema tirando dúvidas e diminuindo resistências, anseios e dificuldades no trato da questão.
A iniciativa promove ações preventivas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da conscientização e mobilização da sociedade civil, da realização de ações educativas junto às crianças, adolescentes e suas famílias e do assessoramento de programas de formação e acompanhamento de profissionais da educação, saúde e agentes comunitários.
Com as aulas em todo o Estado sendo realizadas de forma remota, por conta da pandemia de Covid-19, o grupo tem gravado vídeos que são compartilhados com alunos da rede municipal de ensino, em Tijucas.
Para a ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) encaminha, abaixo, contato de especialista que disponibilizou-se a atender a imprensa prestando esclarecimentos técnicos sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil:
|
Edgar Antonio Piva
Professor da Univali e responsável pelo projeto Ciranda, de combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
Telefone: (48) 99988-1451
E-mail: piva@univali.br
|
segunda-feira, 18 de maio de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário