quarta-feira, 13 de maio de 2020

Contemporaneidade.



André Diniz apresenta novo olhar sobre grandes obras do passado
De forma virtual, Urban Arts abre exposição gratuita e interativa
 


Trazendo contemporaneidade, uma visão conectada e um traço leve e colorido, André Diniz abre exposição virtual REVISITED com 20 telas criadas pelo artista e fundador da Urban Arts, que faz uma releitura de diversas obras de grandes mestres da pintura. A exposição começa no dia 14 de maio e poderá ser visitada pelo site https://my.matterport.com/show/?m=ZYCwvzvyHLT.
A criação de uma nova obra parte de características da própria história da arte, o que significa que atos de revisitar e recriar são fundamentais no processo criativo, sempre combinando elementos modernos, conectando artistas e estabelecendo uma conexão entre o novo e o antigo, afirma o professor Felipe Martinez, que é mestre em História da Arte, pela UNICAMP, e pesquisador do MASP. Ele destaca que é possível encontrar na exposição a imagem da célebre Vênus, de Sandro Botticelli, se transformando em um tênis All Star, como se seu corpo sinuoso tomasse a forma de cadarços embaralhados, convertendo sua grandiosidade platônica em um bem de consumo de massa.


“Em outra obra, a Liberdade de Delacroix levanta sua bandeira para uma plateia do que parece ser um show de rock, transformando a imagem da revolução em um espetáculo. Nos dois casos, temas ditos elevados se misturam a símbolos da cultura de massa, numa releitura que mistura elementos formais e políticos por meio do imaginário pop. Essa dualidade entre também surge em outras obras. Basta notar as pinturas em que a transcendência abstrata de Mark Rothko é assombrada pelos grafites caóticos de Basquiat. O oposto, no entanto, parece ganhar certa coerência na pintura digital de André Diniz”, completa o professor. As releituras resultam do processo de filtrar grandes obras do passado através da perspectiva de um artista de nossa época. Um processo que sugere novas associações e conduz o olhar, sem subestimar a inteligência de quem vê, mostrando que originalidade também tem a ver com tradição e história.
Em diversos tamanhos e composições, a exposição poderá ser visitada através de um link criado para uma visitação de forma interativa e em 360° na Urban Arts. Numa divisão temática, a iniciativa apresenta diversos blocos que são, ao mesmo tempo, distintos, mas que se entrelaçam, pois apresentam uma mistura com o cotidiano ao marco de cada uma das obras revisitadas, formando uma narrativa única. Para marcar a abertura da exposição, André Diniz convida o professor Felipe Martinez para uma visita guiada em um live no dia 13 de maio, às 18h, no canal do Youtube da Urban Arts (https://www.youtube.com/user/UrbanArtsBR).

Urban Arts
Referência no mercado de artes, a Urban Arts nasceu em 2009 da materialização do sonho de André Diniz, um apaixonado por design e ilustração, de tornar a arte acessível. A galeria que nasceu online e hoje já conta com 25 unidades físicas em 12 estados e o Distrito Federal, traz consigo a ideia de reunir artistas independentes do Brasil e do mundo produzindo artes exclusivas, autorais e com tiragem limitada de forma acessível a clientes. A entrada do sócio Gustavo Guedes abriu novos horizontes e fez com que a marca multiplicasse seu faturamento ao tecer uma rede de franquias sólida. Após 10 anos, o acervo da Urban Arts conta com mais de 140 mil imagens de mais de 6 mil artistas.

Nenhum comentário: