quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Planejamento 2020: Foco é dizer não!

Com a eminência do final do ano, começa a corrida para o período de planejamento das empresas: como organizar todas as tarefas e atividades para o ano que iniciará, levando em consideração todos os aspectos de uma organização?
Naturalmente as empresas começam a pensar nessa ação estratégica a partir dos resultados do ano que encerrou. O guia dos passos o próximo ano se delineia a partir das prioridades de tarefas a serem executadas, e esse é sempre o melhor caminho, correto?
Errado. Mais importante que começar um planejamento estipulando as metas e ações para o novo ciclo, é estabelecer foco, que nesse caso, deve estar centrado na capacidade de dizer não, por parte de gestores e líderes de equipe.
É o que afirma o professor e especialista em criatividade e inovação, Marcelo Pimenta.
“O planejamento estratégico tradicional define uma meta e, a partir dela, as ações que derivam iniciativas. Só que na realidade as coisas acontecem de maneira diferente, pois, no dia-a-dia, surgem oportunidades, desafios e novas questões que precisam ser respondidas”, argumenta.
Para Pimenta, na dúvida do que fazer primeiro, o que não fazer é mais importante.



“As equipes devem ser estimuladas a estabelecer situações que não devem ser repetidas, por exemplo: um desconto mal dado, projeto que não foi encaminhado, investimento feito que não deu resultados, parcerias que não funcionaram, a forma de contratação ou demissão. Tudo isso mostra como a equipe decidiu e que não deu tantos resultados assim (ou nenhum)”, reflete.
Para isso, como estratégia, o consultor explica que é importante incluir as equipes neste processo e mapear o que não fazer, estimulando um agrupamento de situações e organizando-as em escopos. Essa ação pode fazer a grande diferença na assertividade das equipes e, para isso, construir grupos de conhecimento com todos os envolvidos é essencial.
“Desta maneira, as equipes podem compartilhar conhecimentos e mostrar o que se pode aprender, deixando visível para todos quais as premissas disso. Corrigir o rumo ajuda muito a identificar quais ações decisivas deixaram de ser contempladas no processo”, enfatiza.

Conteúdos gratuitos - Além das palestras, aulas e cursos, Marcelo Pimenta disponibiliza gratuitamente materiais sobre criatividade e inovação em seus diferentes canais. No youtube  https://www.youtube.com/palestrantemarcelopimenta, é possível ter acesso infinidade de ferramentas em gestão. É possível ter acesso ao conteúdo também em formato podcast, em seu site oficial www.marcelo.pimenta.com.br e o Canal Mentalidades - nas plataformas de áudio Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.


Marcelo Pimenta: inquieto e criativo se tornou empreendedor logo depois da faculdade. Foi se colocando à frente de vários negócios bem-sucedidos que descobriu que, para inovar não existe receita e sim um princípio básico: a prática.
Depois de estudar bastante o assunto e de aplicar o que aprendeu, encontrou ferramentas práticas que fazem toda a diferença no dia-a-dia e se tornou um especialista em descomplicar a inovação.
Professor da Pós-graduação da ESPM-SP, consultor credenciado do SEBRAE desde 2010, palestrante de grandes eventos, como o TEDx e cocriador do Protagonistas, Marcelo Pimenta é, antes de tudo, um acreditador.
Um profissional que se dedica a apoiar empreendedores, empresários e alunos para que recuperem sua confiança criativa e possam inovar nos negócios, nos projetos e na vida.
Você pode publicar os artigos do Marcelo Pimenta! Entre em contato conosco!

Nenhum comentário: