Obra do cineasta Mário de Almeida vai ao ar neste sábado,7, às 18h45, pelo canal de TV por assinatura Music Box Brazil
Reprise: 8/12, às 06h45
Classificação indicativa: Livre
| ||
Dezembro de 2019 – A viola é uma das principais formas de expressão artística e de celebração de valores comuns para um grupo de instrumentistas tradicionais do Estado de São Paulo reunidos em orquestras caipiras. O documentário ‘Viola Perpetua’ narrará os conflitos e as descobertas da trajetória dessas pessoas que se cruzam com a história do instrumento símbolo da cultura brasileira. A atração vai ao ar neste sábado, dia 7, às18h45, no canal de TV por assinaturaMusic Box Brazil.
Ao longo de 72 minutos, a obra documental lança luz sobre as diversas formas de envolvimento com a música de viola e sobre as possibilidades e conflitos, no que tange a coexistência da cultura caipira no ambiente das orquestras e outros grupos que se utilizam do instrumento. Por meio de depoimentos de pessoas ligadas à cultura e à música em questão, o documentário proporciona uma imersão em fragmentos das vidas dessas personagens. A abordagem visa a aproximação do espectador aos contextos de pessoas que refletem sobre as suas próprias raízes. O filme é assinado pelo cineasta Mário de Almeida com produção de Filmes Maravilha.
As orquestras de viola caipira são grupos de pessoas que se organizam para executar repertórios musicais associados a este instrumento, bem como para a celebração de valores ligados à cultura caipira. A primeira orquestra de viola foi fundada em 1969, a segunda em 1979, ambas na Região Metropolitana de São Paulo, respectivamente nas cidades de Osasco e Guarulhos. Iniciativas como essas só iriam reverberar de maneira significativa na década de 1990 no estado de São Paulo, bem como na Região Centro-Sul e outros estados.
“São Paulo sempre foi o centro irradiador da música caipira e do segmento musical sertanejo. Hoje é o Estado com maior número de atividades em torno da viola. Além disso, é nessa região que se encontra o maior número de orquestras”, contextualiza Almeida, que também assina pesquisa, roteiro e produção da obra. Um estudo recente do pesquisador Renato Cardinali Pedro (Unicamp) identificou 81 grupos surgidos entre os anos de 2001 e 2009, período em que foram fundadas 49 orquestras paulistas. O surgimento deste grande número de orquestras de viola, em um período tão curto e recente, configura-se como um fenômeno sócio musical da atualidade.
SERVIÇO
Documentário ‘Viola Perpetua’
Quando: 07/12/, às 18h45
Canal por assinatura: Music Box Brazil
Direção, pesquisa, roteiro e produção: Mário de Almeida
Reprise: 8/12, às 06h45
Classificação indicativa: Livre
SOBRE MUSIC BOX BRAZIL
O canal Music Box Brazil dedica 24 horas de programação voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com os principais nomes do cenário nacional. Integra a Box Brazil, maior programadora independente de canais de TV por assinatura brasileira, que alcança diariamente 36 milhões de pessoas no Brasil. A empresa também possui outros quatro canais, sendo um deles voltado ao mercado internacional: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (focado no universo de viagens) e FashionTV (versão nacional do mais importante canal de moda do mundo), além do BOOM TV (canal de filmes e séries dos grandes estúdios transmitido na Angola e Moçambique). O Music Box Brazil é distribuído pelas principais operadoras, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi e Algar. No mercado internacional, está presente nas plataformas Amazon Prime, TeleUP e Brusa.
|
sábado, 7 de dezembro de 2019
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário