segunda-feira, 4 de novembro de 2019



URBANITE, PROGRAMA SOBRE SAÚDE NAS CIDADES GRANDES, ESTREIA NA TV CULTURA.


EM 12 EPISÓDIOS, O PROJETO MOSTRA COMO A CIDADE INTERFERE NA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS HABITANTES E APRESENTA ALTERNATIVAS PARA SE VIVER MELHOR. VAI AO AR NESTA TERÇA-FEIRA (5/11), ÀS 20H30

São Paulo, novembro de 2019 – Você sabe o quanto a cidade te adoece? Para se ter ideia, duas horas que uma pessoa passa no trânsito são equivalentes a um cigarro fumado por ela. Sem perceber, incorporamos sintomas de uma cidade que, caso diagnosticada, teria obesidade, calvície e bronquite crônica. Mas nem tudo está perdido. E são alternativas a esses problemas que o Urbanite, com Dr. Paulo Saldiva pretende abordar. O programa, inicialmente idealizado como digital, estreia na TV Cultura nesta terça-feira (5/11), às 20h30 – com episódios inéditos às terças-feiras20h30, e aos domingos19h50.
Ao longo de 12 episódios, o programa discute como a cidade interfere na saúde e na qualidade de vida de seus habitantes, tudo sob as reflexões do médico patologista, doutor, livre-docente e professor universitário: Paulo Saldiva, trazendo assuntos como poluição, obesidade, doenças mentais e contagiosidade. Os temas são alvo de pesquisas que Saldiva vem desenvolvendo há anos e integram seu livro Vida Urbana e Saúde, que serviu de base para a criação do programa.
Agora, no Urbanite, o médico retoma esses assuntos em linguagem e formato inusitados para falar com um público novo. “Meu livro ia ser um bom indutor de sono para a maior parte dos jovens, isso aqui não, é uma linguagem completamente diferente”, diz Saldiva. Ele complementa afirmando que, de todas as experiências que teve no audiovisual, “essa foi a mais legal disparada”.
Além disso, as discussões promovidas pelo doutor em patologia mostram a importância da interdisciplinaridade para solucionar questões de saúde pública, que se mostram também itens de planejamento urbano, social e político. É principalmente neste ponto que o programa cruza com a principal missão da TV Cultura, uma vez que expande a visão sobre assuntos cotidianos e estimula o desenvolvimento crítico do cidadão



Curitiba.

Ação oferece exames gratuitos e alerta sobre riscos do diabetes.


Doença pode aumentar em até 25 vezes o risco de perda definitiva da visão
Dados da Federação Internacional do Diabetes apontam que no Brasil são quase 12,5 milhões de diabéticos. A estimativa é que a doença atinja 629 milhões de pessoas no mundo todo até 2045. “A doença pode aumentar em até 25 vezes o risco de perda definitiva da visão”, adverte o médico oftalmologista Cristiano Toesca Espinhosa, especialistas em retina e vítreo.



Pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que de 2008 a 2018 o diagnóstico do diabetes cresceu 24% entre brasileiros com 18 anos ou mais. O número saiu de 6,2% para 7,7%. Entre mulheres, a prevalência da doença é maior: atinge 8,1% da população feminina, contra 7,1% dos homens. O envelhecimento também aumenta a prevalência, dos 45 aos 54 anos é de quase 10%, índice que salta para 23% aos 65 anos ou mais.
Exames gratuitos
Para alertar a população sobre os riscos da doença que acomete cada vez mais pessoas no mundo e para lembrar o Dia Mundial do Diabetes (14/11), será realizado no sábado (9), das 9h às 16h, na Praça Ouvidor Pardinho, localizada no bairro Rebouças, a 7ª edição do Mutirão do Diabetes Curitiba e Retina do Bem 2019. A ação é uma iniciativa dos médicos oftalmologistas Cristiano Toesca Espinhosa e João Guilherme de Moraes,especialistas em retina e vítreo.

O mutirão é composto por uma equipe multiprofissional, que realizará exames gratuitos e oferecerá orientações à comunidade. “Reunimos diversos profissionais sendo que o objetivo principal é alertar sobre os riscos que o diabetes pode causar à saúde dos olhos do portador da doença”, ressalta Dr. Cristiano, idealizador do Mutirão do Diabetes Curitiba.

Dr. João Guilherme, responsável pela Retina do Bem, explica que na ocasião serão oferecidos exames gratuitos de fundo de olho. Além disso, para as pessoas que apresentarem complicações oculares, será realizada a fotocoagulação a laser, que tem a finalidade de evitar a cegueira.

“Teremos também já no dia do evento as medidas iniciais de tratamento da retinopatia diabética. Para casos mais avançados, que necessitam intervenção cirúrgica, os pacientes serão encaminhados para tratamento pelo Sistema Único de Saúde”, complementa Dr. João Guilherme.

Durante a ação será avaliado também se o indivíduo apresenta lesões nos pés relacionadas à doença, já que o diabetes é uma das principais causas de amputações do membro inferior, chamado de pé diabético. “Pacientes que apresentarem problemas no pé e nos olhos serão submetidos a exames de creatinina, que avalia a função dos rins, que muitas vezes resulta em indicação de hemodiálise devido a insuficiência renal causada pelo diabetes”, explica Dr. Cristiano.

O Centro VITA de Tratamento da Obesidade e Diabetes, do Hospital VITA - um dos apoiadores do evento - será representado pelo médico Glauco Afonso Morgenstern, especialista em cirurgia bariátrica. Dr. Glauco vai orientar a população em relação aos riscos da obesidade e diabetes, pois uma das principais causas para desenvolver o diabetes tipo 2 é o sobrepeso e o sedentarismo. O médico vai falar sobre os benefícios da cirurgia bariátrica em relação ao controle do diabetes.
A ação vai contar também com cardiologistas orientando sobre problemas do coração, equipe de enfermagem realizando teste de glicemia e aferindo a pressão arterial sistêmica - doença vascular associada ao diabetes e que também deve ser controlada, endocrinologistas e nutricionistas orientando sobre como prevenir a obesidade e a dieta ideal, farmacêuticos orientando sobre o uso e descarte correto de medicamentos e educadores físicos oferecendo dicas sobre quais atividades podem ser desenvolvidas diariamente, inclusive em casa. Além disso será oferecido espaço kids, com atividades e recreação para as crianças. 


SERVIÇO
7º Mutirão Diabetes Curitiba e Retina do Bem 2019
Quando: sábado, 09/11, das 9h às 16h
Local: Praça Ouvidor Pardinho
Endereço: Rua 24 de Maio, 807 - Rebouças


Sobre o Dia Mundial do Diabetes: A data foi instituída, em 1991, pela IDF (International Diabetes Federation), com o intuito de aumentar a atenção e a prevenção para o diabetes. O dia 14, escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921, tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225.

A campanha mundial é representada por um círculo azul, que simboliza a união e a cor por ser mesma da bandeira das Nações Unidas, a única entidade que conseguiu sensibilizar os governos de vários países sobre a importância de reverter a epidemia global de diabetes.

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br

Nenhum comentário: